Baleia encalhada na praia de Unamar, Cabo Frio — Foto: GEMM- Lagos e Instituto BW
Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na madrugada desta segunda-feira (9), na praia de Unamar, em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. Banhistas identificaram a carcaça e acionaram as autoridades ambientais, que rapidamente enviaram equipes ao local.
Pesquisadores do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos) e do Instituto BW realizaram os primeiros exames e confirmaram que se trata de um animal jovem, com aproximadamente 7,95 metros de comprimento e menos de um ano de idade. O caso marca o primeiro encalhe de baleia registrado na Região dos Lagos em 2025.
Investigação da causa da morte
De acordo com os especialistas, o corpo do animal não apresentava sinais de ferimentos externos nem marcas de redes ou artefatos de pesca. Entretanto, o estado avançado de decomposição impediu a identificação do sexo do animal. A suspeita inicial recai sobre possíveis danos causados por outro animal marinho, hipótese que será investigada com base em material genético coletado.
A necropsia foi realizada ainda na tarde de segunda-feira. Os laudos devem indicar as causas do óbito e contribuir para a compreensão do padrão de encalhes no litoral fluminense. Após os procedimentos técnicos, a carcaça foi enterrada pela equipe da Consercaf em local apropriado.
Importância do monitoramento ambiental
O Instituto BW e o GEMM-Lagos reforçaram que o monitoramento contínuo das praias e o rápido acionamento das autoridades são fundamentais para o estudo e preservação de espécies marinhas ameaçadas.
Especialistas alertam que, entre junho e novembro, ocorre o período de migração das jubartes para o litoral brasileiro, o que aumenta a possibilidade de avistamentos — mas também de encalhes.
Fontes:
g1.globo.com
noticias.r7.com