Vítor Silva/Botafogo
O Botafogo enfrentou o Capital-DF nesta quarta-feira (22), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e perdeu por 1 a 0. Ainda assim, garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. O gol da partida foi marcado por Rodriguinho, que acertou um belo chute de longa distância.
A equipe carioca havia vencido a ida por 4 a 0 no Estádio Nilton Santos. Com o resultado agregado de 4 a 1, o Glorioso confirmou a classificação. O clube também faturou R$ 3,6 milhões em premiação da CBF. Agora, o Alvinegro aguarda o sorteio que definirá o próximo adversário.
Primeiro tempo: golaço e domínio sem brilho
Com larga vantagem, o técnico Renato Paiva optou por escalar um time praticamente reserva. Apenas Alex Telles, dos titulares, começou jogando. Ainda assim, o Botafogo dominou a posse de bola nos minutos iniciais.
Aos 14, Telles cobrou falta com perigo e carimbou a trave. Pouco depois, o Capital respondeu com Wallace Pernambucano, que obrigou o goleiro Raul a boa defesa após erro de saída de bola. Aos 29, Rodriguinho aproveitou a liberdade e acertou um lindo chute de fora da área, encobrindo o goleiro e abrindo o placar.
Na reta final da primeira etapa, o Alvinegro quase empatou. Mateo Ponte finalizou com força, e Reynaldo fez duas grandes defesas — uma na finalização direta e outra no rebote de Nathan Fernandes.
Segundo tempo sem inspiração e classificação mantida
No retorno do intervalo, o Botafogo voltou com alterações. Jeffinho, Vitinho e Rwan Cruz entraram para tentar mudar o cenário. Aos 13, Mateo Ponte escorou cruzamento de peito e deixou Nathan na cara do gol, mas o atacante parou em mais uma defesa do goleiro do Capital.
Mesmo com maior posse de bola, o time carioca teve dificuldades para criar chances claras. A melhor delas surgiu aos 23 minutos, com um chute perigoso de Santiago Rodríguez. O Capital, por sua vez, também cansou e perdeu intensidade.
Nos acréscimos, Vitinho ainda finalizou com perigo, mas Reynaldo apareceu mais uma vez. Apesar da atuação apagada, o Botafogo confirmou a vaga graças à vantagem construída no primeiro jogo.
Veja os melhores momentos:
Próximos compromissos do Botafogo
O Botafogo vira a chave e foca agora na Libertadores. Na terça-feira (27), a equipe enfrenta a Universidad de Chile no Estádio Nilton Santos. O jogo é decisivo e vale a classificação para as oitavas da competição continental.
Depois disso, o Glorioso enfrenta o Santos, fora de casa, pelo Brasileirão, no dia 1º de junho. O duelo contra o Ceará, também pelo Nacional, acontecerá no dia 4, no Nilton Santos.
Fontes:
espn.com.br
fogaonet.com
cnnbrasil.com.br