Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

 Rio de Janeiro e Niterói já enviaram ao Comitê Olímpico Brasileiro o dossiê formalizando sua candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira (24), os prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, de Niterói, para fortalecer a candidatura conjunta das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O encontro, realizado no Palácio do Planalto, marcou um importante passo na disputa, com Lula endossando o projeto e destacando a infraestrutura já pronta nas cidades fluminenses.

A candidatura foi formalizada na semana passada, quando Rio e Niterói entregaram ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) um dossiê detalhado sobre a proposta. Após a reunião, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, revelou que uma carta assinada por Lula será enviada ao presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) para reforçar a candidatura. “O presidente enfatizou que temos quase 80% da infraestrutura pronta, o que torna o evento mais sustentável”, disse Neves.

A disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 está acirrada, com o Rio de Janeiro e Niterói se destacando por já possuírem uma infraestrutura de eventos esportivos, após sediar os Jogos Pan de 2007. Além disso, o projeto prevê grandes investimentos, como a ampliação da Linha 3 do metrô, que conectaria a capital fluminense a Niterói e a outras cidades vizinhas, como São Gonçalo e Itaboraí. Paes afirmou que, com o apoio de Lula, a candidatura tem grande chance de sucesso, destacando o papel estratégico do presidente como “o melhor cabo eleitoral” para a disputa.

A divisão das competições entre as duas cidades seria equilibrada, com muitas atividades acontecendo em Niterói, além da proposta de instalar a Vila dos Atletas na região portuária do Rio de Janeiro, como parte do projeto de revitalização dessa área.

Até o momento, Assunção, no Paraguai, é a única cidade que já formalizou sua candidatura para os Jogos de 2031. A decisão sobre a sede será tomada em agosto, no Paraguai, e a candidatura conjunta de Rio e Niterói se apresenta como uma forte competidora, especialmente após a desistência de São Paulo, que também havia mostrado interesse na disputa.

Com o apoio da presidência e um projeto robusto, as cidades fluminenses estão confiantes de que têm uma grande chance de conquistar a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031, um evento que, além de sua importância esportiva, promete impulsionar ainda mais o desenvolvimento regional.

Fontes: https://g1.globo.com/itatiaia.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.