Vistoria tira 13 ônibus da Viação Tinguá de circulação por problemas como bancos soltos, ar-condicionado quebrado e até falta de freio — Foto: Reprodução/TV Globo
Uma operação da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon) retirou 13 ônibus da Viação Tinguá de circulação na noite desta segunda-feira (6). A fiscalização ocorreu na garagem da empresa, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e teve como objetivo verificar a condição dos coletivos, incluindo climatização e manutenção.
Veículos apresentavam problemas graves
Entre os ônibus que não passaram na vistoria, alguns apresentavam falta de freios, bancos soltos, elevador para cadeirantes danificado e ar-condicionado quebrado.
Uma passageira da linha Vila de Cava x Central relatou as condições precárias:
“Todo dia é perrengue, quando não quebra, não tem freio, quando pega fogo e quando não tem ônibus? E quando chove é mais dentro do que fora.”
Investigação e responsabilização
Os fiscais apuram se parte da frota interditada voltou a circular pela manhã, o que poderia configurar crime de desobediência. Um gestor da empresa foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
Reparos e liberação aguardada
Segundo a Semove, que representa as empresas de ônibus da Baixada Fluminense, todos os veículos interditados passaram por reparos e aguardam autorização da Sedcon para voltar às ruas.