Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

espécie rara e inofensiva, é encontrado morto em Praia Seca, chamando atenção para a preservação da vida marinha.

Foto: Reprodução – Redes sociais

Na manhã da última sexta-feira (24), um filhote de tubarão-peregrino foi encontrado morto na Praia Seca, em Araruama, Região dos Lagos do Rio. O caso chamou a atenção por se tratar de uma espécie rara e de águas profundas, que dificilmente é registrada em águas brasileiras, segundo o Instituto BW.

Populares registraram o animal encalhado na faixa de areia. Imagens que circularam nas redes sociais mostram um grupo de pessoas tentando remover o tubarão da praia, usando uma rede de pesca. Em nota, a Prefeitura de Araruama informou que o tubarão chegou boiando até a margem, sem sinais de estar preso em rede. No entanto, o uso da rede pelos pescadores, posteriormente, teria sido uma tentativa de arrastá-lo para fora da água, o que, de acordo com especialistas, não é recomendado.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram no local assim que tomaram conhecimento dos vídeos, mas o animal já havia sido removido. A secretaria informou que está investigando o caso junto à Colônia de Pescadores para identificar os envolvidos e entender melhor o ocorrido.

Foto: Redes sociais

Sobre a espécie

O tubarão-peregrino, ou tubarão-frade, é o segundo maior peixe do mundo, podendo alcançar até 15 metros de comprimento e pesar mais de 4 toneladas. Apesar do tamanho impressionante, essa espécie é inofensiva, alimentando-se de plâncton na superfície do mar. Durante o verão, eles costumam ser encontrados em mares subpolares e temperados, migrando para águas mais quentes no inverno.

De acordo com especialistas, a maior ameaça a esses animais é a pesca para extração de óleo de esqualeno, presente no fígado, utilizado na produção de vitamina A e outros produtos. A escassez de biomassa no oceano também representa um risco à sobrevivência da espécie.

O Instituto BW, responsável pelo registro de ocorrência do animal, já o encaminhou para análise. Esse episódio reforça a necessidade de conscientização ambiental e de proteção à vida marinha em Araruama e em toda a região.

Fonte: g1.globo.com// enfoco.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.