Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Cidade ganhará Centro Científico e Cultural da Urca, com 2.400m², laboratórios e exposições.

O Museu de Ciências da Terra, localizado na Urca, Rio de Janeiro, passará por um processo de revitalização com um investimento de R$ 271 milhões, anunciado após a assinatura de um termo de cooperação entre o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Petrobras, nesta quinta-feira (23/01). A parceria inclui, além da recuperação do museu, a construção de um novo Centro Científico e Cultural da Urca, com 2.400m² de área, que abrigará laboratórios modernos de isotopia e geocronologia.

Foto:  Fernando Frazão/Agência Brasil

A revitalização busca modernizar os laboratórios e oferecer um espaço renovado para pesquisas científicas e exposições culturais. A obra também visa transformar o local em um centro de referência internacional em análise geológica, o que, segundo a diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia dos Anjos, reflete o compromisso com o desenvolvimento tecnológico e científico.

“O projeto não é apenas uma recuperação de um prédio histórico, mas um marco para a ciência e a tecnologia no Brasil, com uma infraestrutura laboratorial de ponta”, afirmou Sylvia dos Anjos, destacando a importância da iniciativa.

O Museu de Ciências da Terra, fundado em 1907, tem um acervo relevante de minerais, rochas e fósseis. O prédio, que sofreu severos danos após um incêndio em 1973, foi tombado em 1994 pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e é considerado um dos maiores símbolos arquitetônicos e históricos da cidade. A revitalização não só irá restaurar o museu, mas também expandir seu papel como um centro de difusão do conhecimento científico.

Com a assinatura do termo, será possível iniciar o processo licitatório para as obras e aquisição de novos equipamentos, marcando um passo importante na preservação e modernização deste importante patrimônio cultural e científico.

Fonte: diariodorio.com/ agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.