foto: Reprodução/ Redes Sociais
A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu, nesta quinta-feira (6), um carro de luxo blindado transformado em um “caveirão do tráfico” por criminosos do Complexo da Maré. O veículo, uma BMW blindada, tinha aberturas nos vidros para acomodar fuzis, permitindo disparos sem expor os ocupantes. A apreensão ocorreu durante a Operação Torniquete, que combate o roubo de cargas e de veículos no estado.
Vídeo: Reprodução/ Redes Sociais
Apreensão e estratégia criminosa
Os policiais encontraram o veículo durante incursões na comunidade, onde também prenderam cinco suspeitos e apreenderam oito carros roubados, além de equipamentos eletrônicos. A blindagem modificada do carro chamava atenção: os criminosos fizeram buracos estrategicamente posicionados para dar apoio e estabilidade aos fuzis, semelhante às escotilhas do caveirão da Polícia Militar.
A investigação, iniciada no ano passado, revelou que grupos ligados ao Comando Vermelho utilizam essas adaptações para realizar roubos de cargas e enfrentar a polícia sem se expor. O Complexo da Maré servia de base para os assaltantes, que transportavam as cargas roubadas para comunidades de Duque de Caxias, Manguinhos e Complexo do Alemão.
Escritório do crime e mandados de prisão
Durante a operação, a polícia também descobriu um “escritório do crime” dentro da comunidade, onde criminosos planejavam os roubos e negociavam os bens furtados. No local, foram encontrados quatro computadores com informações de funcionários de empresas que forneciam dados privilegiados aos bandidos, além de registros de compradores de mercadorias roubadas.
Dois líderes do grupo estão foragidos e possuem mandados de prisão pendentes por roubo de cargas. As investigações seguem para localizar outros envolvidos na quadrilha e identificar o destino final das cargas subtraídas.
fonte: terra.com.br/cnnbrasil.com.br