Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

O programa Norte Conectado, lançado pelo Governo Federal, está implantando mais de 12 mil quilômetros de cabos de fibra ótica nos leitos de rios, com o objetivo de levar internet rápida a regiões isoladas da floresta.

Mais de mil cabos de fibra ótica para a região amazônica

O projeto de instalação de 1,1 mil quilômetros de cabos de fibra ótica está em andamento, com um investimento de R$ 268 milhões. O foco inicial é o rio Solimões, onde os cabos estão sendo colocados sob as águas. Essa infraestrutura beneficiará cerca de 370 mil moradores de 13 cidades da Amazônia, além de levar internet à cidade de Letícia, na Colômbia. A instalação também inclui a chamada Infovia 02, que ampliará o alcance da conectividade.

Benefício para comunidades indígenas e regiões remotas

O programa beneficiará não só cidades, mas também comunidades indígenas. Aproximadamente 12 mil indígenas, distribuídos em 30 aldeias de Belém do Solimões, terão acesso à internet, que chegará a 85 escolas públicas, 13 hospitais e oito centros de pesquisa. O acesso à conectividade melhorará as condições de vida dessas comunidades, oferecendo mais oportunidades de educação e saúde.

Sustentabilidade e inovação no processo de instalação

A instalação dos cabos de fibra ótica está sendo realizada de forma sustentável. Utilizando uma plataforma acoplada a dois rebocadores, o trabalho é feito sem prejudicar o meio ambiente, evitando o corte de árvores. A plataforma permite operação contínua, sem interromper o ecossistema local, e a instalação da rede submersa é uma solução ecológica, compatível com a preservação da Amazônia.

Infraestrutura que transforma a conectividade local

A conectividade também trará benefícios adicionais para a população. Praças públicas equipadas com Wi-Fi serão instaladas nas cidades, ampliando o acesso gratuito à internet para a comunidade. As operadoras locais também poderão oferecer pacotes de internet mais acessíveis, garantindo que a conectividade alcance a maior parte da população da região amazônica.

Fontes: noticias.r7.com/olhardigital.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.