A Estação de Tratamento de Água do Guandu, operada pela Cedae — Foto: Divulgação
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) realizará uma manutenção emergencial no Sistema Guandu nesta terça-feira (11), das 7h às 16h. Durante o serviço, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu operará com apenas 61% da capacidade, afetando o abastecimento em diversos bairros do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense.
O fornecimento de água começará a ser restabelecido gradativamente assim que a manutenção for concluída. No entanto, a normalização total pode levar até 72 horas, principalmente nas pontas das redes de distribuição e em áreas mais elevadas.
Bairros e cidades afetadas
A Cedae informou que notificou as concessionárias responsáveis pela distribuição de água, incluindo Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento. As seguintes localidades podem sofrer impactos no abastecimento:
Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
Rio de Janeiro – Zonas afetadas:
- Zona Norte: Bonsucesso, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Manguinhos, Penha, Penha Circular, Rocha, Riachuelo, Sampaio, São Francisco Xavier, Triagem e Vila Kosmos.
- Zona Oeste: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Jabour, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar.
- Zona Oeste (Jacarepaguá e arredores): Anil, Barra da Tijuca, Barra Olímpica, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Praça Seca (parcialmente), Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande e Vargem Pequena.
- Centro e Ilha do Governador: Centro do Rio, Benfica e Ilha do Governador.
Recomendações para moradores
A Águas do Rio orienta os moradores das regiões afetadas a reservar a água disponível em caixas d’água e cisternas para atividades essenciais. Além disso, recomenda-se adiar tarefas que exijam grande consumo de água até a normalização do abastecimento.
A Prefeitura Universitária da Cidade Universitária solicitou que unidades acadêmicas planejem e racionalizem o consumo até que o fornecimento seja restabelecido.
Contato e atendimento
As concessionárias de abastecimento informaram que seguem disponíveis para esclarecer dúvidas. Os moradores podem entrar em contato através do telefone 0800 195 0 195 (Águas do Rio), que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
g1.globo.com
noticias.r7.com
prefeitura.ufrj.br