Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Serviço será realizado nesta terça-feira (11), entre 7h e 16h. Regiões da capital, Baixada Fluminense e Ilha do Governador podem ter impactos no fornecimento de água.

A Estação de Tratamento de Água do Guandu, operada pela Cedae — Foto: Divulgação

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) realizará uma manutenção emergencial no Sistema Guandu nesta terça-feira (11), das 7h às 16h. Durante o serviço, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu operará com apenas 61% da capacidade, afetando o abastecimento em diversos bairros do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense.

O fornecimento de água começará a ser restabelecido gradativamente assim que a manutenção for concluída. No entanto, a normalização total pode levar até 72 horas, principalmente nas pontas das redes de distribuição e em áreas mais elevadas.

Bairros e cidades afetadas

A Cedae informou que notificou as concessionárias responsáveis pela distribuição de água, incluindo Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento. As seguintes localidades podem sofrer impactos no abastecimento:

Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.

Rio de Janeiro – Zonas afetadas:

  • Zona Norte: Bonsucesso, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Manguinhos, Penha, Penha Circular, Rocha, Riachuelo, Sampaio, São Francisco Xavier, Triagem e Vila Kosmos.
  • Zona Oeste: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Jabour, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar.
  • Zona Oeste (Jacarepaguá e arredores): Anil, Barra da Tijuca, Barra Olímpica, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Praça Seca (parcialmente), Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande e Vargem Pequena.
  • Centro e Ilha do Governador: Centro do Rio, Benfica e Ilha do Governador.

Recomendações para moradores

A Águas do Rio orienta os moradores das regiões afetadas a reservar a água disponível em caixas d’água e cisternas para atividades essenciais. Além disso, recomenda-se adiar tarefas que exijam grande consumo de água até a normalização do abastecimento.

A Prefeitura Universitária da Cidade Universitária solicitou que unidades acadêmicas planejem e racionalizem o consumo até que o fornecimento seja restabelecido.

Contato e atendimento

As concessionárias de abastecimento informaram que seguem disponíveis para esclarecer dúvidas. Os moradores podem entrar em contato através do telefone 0800 195 0 195 (Águas do Rio), que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

g1.globo.com
noticias.r7.com
prefeitura.ufrj.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.