Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Parceria com estatal Bharat Petroleum prevê fornecimento de até 6 milhões de barris por ano e reforça a segurança energética da Índia.

A Petrobras anunciou a assinatura de um contrato estratégico com a estatal indiana Bharat Petroleum Corporation Limited (BPCL) para a exportação de petróleo bruto. O acordo, firmado durante a India Energy Week, estabelece o fornecimento de até 6 milhões de barris por ano e entrará em vigor ainda em 2025.

Expansão da presença da Petrobras no mercado indiano

O contrato, assinado em Nova Delhi, tem duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um. A Petrobras busca fortalecer sua participação no mercado asiático e ampliar sua base de clientes internacionais. Em 2024, a Índia representou 4% das exportações da estatal brasileira, um percentual que pode crescer com esse novo compromisso comercial.

“O objetivo é aumentar a participação da Índia nas exportações da Petrobras. Sempre buscamos clientes que valorizam a qualidade do nosso petróleo”, afirmou Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comerciali]56zação e Mercados da companhia.

Importância estratégica do acordo para a Índia

A Índia, terceiro maior importador de petróleo do mundo, depende de importações para suprir cerca de 85% de sua demanda. O ministro do Petróleo da Índia, Hardeep Singh Puri, destacou a relevância do acordo como parte dos esforços do país para diversificar suas fontes de energia e reduzir a dependência de fornecedores tradicionais.

“Este contrato reforça a segurança energética da Índia e fortalece a cooperação com o Brasil”, declarou Puri em uma publicação no X (antigo Twitter).

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, também ressaltou a importância do compromisso para a estatal brasileira. Além desse contrato, a executiva mencionou a possibilidade de avaliar novas oportunidades de exploração de petróleo na Índia e em outras regiões estratégicas, como a África.

Modelo de negociação flexível e novas oportunidades

O contrato segue o modelo “framework”, que permite flexibilidade nas negociações e ajustes conforme as necessidades do mercado. Esse formato possibilita acordos mais dinâmicos e alinhados às condições globais do setor de energia.

Além do acordo com a Petrobras, a Índia também deve assinar contratos bilionários para aquisição de gás natural liquefeito (GNL) com a Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC). Esse movimento reforça a busca do país asiático por maior segurança energética.

Fontes:
gazetadopovo.com.br
poder360.com.br
valor.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.