Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Republicano diz que europeus “tiram vantagem” dos EUA e endurece discurso comercial; União Europeia promete responder de forma “firme e imediata” às tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26.fev.2025) a imposição de uma tarifa geral de 25% sobre produtos importados da União Europeia (UE). A medida, revelada durante a primeira reunião de gabinete de seu segundo mandato, visa reduzir o que o republicano considera práticas comerciais injustas por parte do bloco europeu.

Trump criticou a política comercial da UE e afirmou que os europeus dificultam a entrada de produtos americanos, enquanto os Estados Unidos mantêm um mercado aberto. “Eles realmente tiraram vantagem de nós de várias maneiras. Eles não aceitam nossos carros, basicamente não aceitam nossos produtos agrícolas. Usam todo tipo de justificativa para barrá-los, enquanto nós aceitamos tudo o que vem deles”, declarou.

O republicano também reforçou que qualquer tentativa de retaliação da UE será ineficaz. “Somos o pote de ouro, somos o mercado que todo mundo quer. Eles podem tentar retaliar, mas nunca será uma retaliação bem-sucedida, porque, se for preciso, simplesmente paramos de comprar. E, se isso acontecer, nós vencemos”, acrescentou.

União Europeia promete reação imediata

A União Europeia respondeu prontamente à ameaça tarifária. Em comunicado, a Comissão Europeia declarou que o bloco reagirá de forma “firme e imediata” caso os Estados Unidos imponham barreiras ao comércio. “A UE sempre protegerá empresas, trabalhadores e consumidores europeus de tarifas injustificadas”, afirmou um porta-voz do bloco.

Desde que reassumiu a presidência, em 20 de janeiro, Trump tem intensificado sua retórica protecionista, reforçando sua visão de que os EUA são tratados de forma desigual no comércio internacional. Antes mesmo de tomar posse, ele já havia ameaçado elevar tarifas sobre produtos europeus caso o bloco não aumentasse as importações de petróleo e gás dos Estados Unidos.

A nova medida pode agravar as tensões comerciais entre Washington e Bruxelas, afetando setores estratégicos da economia de ambos os lados. Especialistas apontam que a escalada tarifária pode gerar impactos significativos no comércio global, influenciando preços e afetando cadeias produtivas.

Fontes:
poder360.com.br
cnnbrasil.com.br
g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.