Foto: Reprodução – Instagram/@riocarnaval
A apuração das notas do Grupo Especial do Carnaval carioca gerou polêmica na manhã desta quarta-feira (5). A jurada Ana Paula Fernandes deixou de atribuir nota a três escolas de samba, mas justificou que esqueceu de registrar as pontuações. Tuiuti, Portela e Mocidade foram as agremiações afetadas, mas por conta do erro, receberam nota 10 no quesito samba-enredo.
Ana Paula, que este ano entrou no time de jurados, afirmou ao coordenador da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) que anotou as justificativas para as três escolas em uma ficha separada, mas esqueceu de preencher o campo numérico. Somente a Grande Rio, que foi a terceira escola a desfilar, recebeu nota atribuída por ela, e também um 10.
Justificativa e Desdobramentos
Durante a apuração, o coordenador de jurados, Thiago Farias, informou que a justificativa de Ana Paula foi aceita, mas as notas deixadas em branco não tinham validade. “Ela falou que deu a justificativa, mas se esqueceu de lançar o número. A nota não é válida”, explicou Farias.
O erro causou desconforto entre carnavalescos de outras escolas, que ficaram irritados com a situação. O comentarista de Carnaval Leonardo Bruno, ao comentar sobre o incidente, sugeriu que a jurada pode ter se confundido devido ao cansaço, já que estava no final de uma maratona de julgamentos. “Ela só tinha isso para fazer”, disse Bruno.
Ana Paula Fernandes é doutora em Sociologia e Letras e possui pesquisas sobre a percussão afro-brasileira. A repercussão do erro gerou questionamentos nas redes sociais sobre sua permanência no time de jurados em 2026. A jurada não atendeu aos contatos feitos pela equipe de reportagem.
Fontes:
g1.globo.com
terra.com.br
metropoles.com