Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Ana Paula Fernandes disse à Liesa que esqueceu de anotar a pontuação de Tuiuti, Portela e Mocidade, que acabaram recebendo nota 10.

Foto: Reprodução – Instagram/@riocarnaval

A apuração das notas do Grupo Especial do Carnaval carioca gerou polêmica na manhã desta quarta-feira (5). A jurada Ana Paula Fernandes deixou de atribuir nota a três escolas de samba, mas justificou que esqueceu de registrar as pontuações. Tuiuti, Portela e Mocidade foram as agremiações afetadas, mas por conta do erro, receberam nota 10 no quesito samba-enredo.

Ana Paula, que este ano entrou no time de jurados, afirmou ao coordenador da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) que anotou as justificativas para as três escolas em uma ficha separada, mas esqueceu de preencher o campo numérico. Somente a Grande Rio, que foi a terceira escola a desfilar, recebeu nota atribuída por ela, e também um 10.

Justificativa e Desdobramentos

Durante a apuração, o coordenador de jurados, Thiago Farias, informou que a justificativa de Ana Paula foi aceita, mas as notas deixadas em branco não tinham validade. “Ela falou que deu a justificativa, mas se esqueceu de lançar o número. A nota não é válida”, explicou Farias.

O erro causou desconforto entre carnavalescos de outras escolas, que ficaram irritados com a situação. O comentarista de Carnaval Leonardo Bruno, ao comentar sobre o incidente, sugeriu que a jurada pode ter se confundido devido ao cansaço, já que estava no final de uma maratona de julgamentos. “Ela só tinha isso para fazer”, disse Bruno.

Ana Paula Fernandes é doutora em Sociologia e Letras e possui pesquisas sobre a percussão afro-brasileira. A repercussão do erro gerou questionamentos nas redes sociais sobre sua permanência no time de jurados em 2026. A jurada não atendeu aos contatos feitos pela equipe de reportagem.

Fontes:
g1.globo.com
terra.com.br
metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.