Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Após rejeição de veto, vereadores aprovam a proposta que reconhece a importância histórica e cultural do famoso local de Copacabana.

O icônico Beco das Garrafas, em Copacabana, será finalmente declarado Patrimônio Cultural e Turístico de Natureza Imaterial do Município do Rio de Janeiro. Durante a sessão ordinária realizada na última quinta-feira (13/03), a Câmara Municipal rejeitou o veto total da Prefeitura ao projeto de lei 2.995/2024, garantindo o reconhecimento ao famoso ponto turístico e cultural. A proposta, de autoria do ex-vereador Edson Santos, será promulgada pela presidência da Câmara.

Situado entre os números 21 e 37 da Rua Duvivier, no coração de Copacabana, o Beco das Garrafas ganhou fama nas décadas de 50 e 60 como o local onde grandes nomes da bossa nova realizaram suas primeiras apresentações. Artistas como Elis Regina, Wilson Simonal, Dolores Duran, Leni Andrade, Sérgio Mendes, Baden Powell e Jorge Ben se apresentaram nos bares e boates do local, que passou a ser um símbolo da música brasileira.

História do nome Beco das Garrafas

O nome “Beco das Garrafas” tem uma origem curiosa. Ele foi criado pelo escritor Sérgio Porto, conhecido pelo pseudônimo Stanislaw Ponte Preta, nas crônicas que escreveu para o jornal carioca. De acordo com a história, o barulho dos shows e das conversas nos bares incomodava os moradores da região. Alguns, inclusive, começaram a lançar garrafas nas direções dos boêmios. Inicialmente chamado “beco das garrafadas”, o nome foi se popularizando até ser conhecido como Beco das Garrafas.

Reconhecimento e valor cultural

A decisão da Câmara em reconhecer o Beco das Garrafas como patrimônio cultural e turístico é um marco importante para a cidade. A medida visa preservar a memória do lugar e destacar a contribuição de Copacabana para a música e cultura brasileiras. O local representa um importante capítulo da história da bossa nova, movimento musical que revolucionou a música popular brasileira e alcançou sucesso internacional.

Além dessa importante deliberação, a Câmara também aprovou a criação de duas frentes parlamentares: uma em defesa dos bares e restaurantes do Rio de Janeiro e outra voltada à neurodiversidade e deficiências múltiplas. Ambas as frentes têm como objetivo promover políticas públicas voltadas à inclusão e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e neurodiversidade.

Fontes: camara.rio/diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.