Americano que estava desaparecido é encontrado moro no RJ • Arquivo Pessoal
O turista americano Sam Louis Blinder, de 34 anos, foi encontrado morto na última sexta-feira (14) no Instituto Médico Legal (IML) de Duque de Caxias (RJ). Ele estava desaparecido desde o dia 7 de março, quando foi visto pela última vez no Alto do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro.
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) informou que Blinder morreu após ser atropelado na Rodovia Washington Luís, na BR-040, no dia 9 de março. O corpo foi levado ao IML, onde permaneceu sem identificação até ser reconhecido por uma irmã do americano. As autoridades ainda investigam as circunstâncias do atropelamento e tentam identificar o responsável pelo acidente.
Últimos dias no Brasil
Blinder, que morava em Nova York (EUA), viajou ao Brasil para visitar sua avó em Sorocaba (SP). No dia 7 de março, ele pegou um ônibus sozinho para o Rio de Janeiro, onde pretendia aproveitar as festas de Carnaval.
Seu último contato com amigos ocorreu na noite do dia 7, quando enviou um vídeo do Alto do Vidigal, um conhecido ponto turístico no morro do Vidigal. No dia seguinte, ele teria mandado uma mensagem informando que buscava um carro de aplicativo para ir a um motel sozinho. Desde então, sua família perdeu o contato.
Durante a estadia no Brasil, Blinder também enviou fotos para amigos de um local que aparentava ser o Aterro do Flamengo, na zona sul carioca. Ele era fluente em português, inglês e espanhol e já havia morado no Brasil na adolescência.
Investigação em andamento
A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) está à frente das investigações e busca esclarecer as causas do acidente. A Prefeitura de Duque de Caxias informou que, após o atropelamento, Blinder foi levado ao Hospital Municipal Adão Pereira Nunes (HMAPN) em estado gravíssimo. Ele sofreu múltiplos traumas e, na manhã do dia 9, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
A Polícia Civil analisa imagens de câmeras de segurança da região para tentar identificar o veículo envolvido no atropelamento. O Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro acompanha o caso.
O desaparecimento de turistas estrangeiros no Brasil tem sido alvo de atenção. Em fevereiro, a jornalista britânica Charlotte Alice Peet foi dada como desaparecida após embarcar em um ônibus de São Paulo para o Rio de Janeiro. Posteriormente, a polícia concluiu que ela teria cortado contato voluntariamente com a família.
Fontes:
metropoles.com
1.folha.uol.com.br
cnnbrasil.com.br