Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Iniciativa busca estimular soluções criativas e inovadoras de jovens universitários para problemas urbanos do Rio de Janeiro. São 100 vagas, com bolsa de R$ 800.

O programa Jovens Cientistas Cariocas, em sua segunda edição, está com inscrições abertas até o dia 24 de março de 2025. A iniciativa oferece 100 vagas para alunos de universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos científicos inovadores, voltados à solução de problemas urbanos e à melhoria da qualidade de vida na cidade.

Os 100 selecionados serão divididos em dois grupos: 91 vagas para iniciantes e 9 para monitores, sendo estas últimas exclusivas para alunos da primeira edição. O programa é idealizado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), e acontecerá nas Naves do Conhecimento de diversas regiões da cidade, entre maio e novembro de 2025.

Apoio Financeiro e Estrutura de Formação

Cada estudante selecionado receberá um auxílio de R$ 800 mensais durante os seis meses de formação, com o objetivo de apoiar financeiramente a execução de seus projetos. O programa está dividido em quatro ciclos: básico, temático, de prototipação e de experimentação, com foco em transformar ideias criativas em soluções práticas para problemas reais da cidade.

Projetos Inspiradores da Primeira Edição

Na primeira edição do programa, diversos projetos foram desenvolvidos com grande impacto social. Maria Fernanda Veiga, estudante de Direito da UFRJ, implementou telhados verdes em sua comunidade para reduzir as altas temperaturas. “Na primeira aplicação, observamos uma diferença de 10°C entre os telhados com e sem cobertura vegetal”, explicou ela. O impacto foi positivo e gerou mudanças significativas na qualidade de vida das pessoas da comunidade.

Outro exemplo é o projeto de Francisco Rikelmo, estudante de Ciências Biológicas da Uerj, que criou um jogo didático, o “Aedes Aegypti”, com o objetivo de divulgar a importância do combate à dengue de uma forma lúdica e acessível para a população. “Transformamos o conteúdo científico em algo divertido e educativo para todas as idades”, disse Francisco.

Quem Pode Participar

Podem se inscrever no programa jovens universitários com mais de 18 anos, matriculados em instituições de ensino superior no Rio de Janeiro. Para se candidatar, é necessário morar na cidade e, preferencialmente, nas proximidades de uma das Naves do Conhecimento. Além disso, os participantes não podem possuir vínculo de emprego formal. Para os interessados em ser monitores, é necessário ter completado todas as etapas da edição anterior.

Inscrições e Detalhes

As inscrições para o programa Jovens Cientistas Cariocas 2025 devem ser feitas até o dia 24 de março no site oficial. O processo de seleção inclui a análise de projetos criativos e inovadores que busquem resolver problemas urbanos e melhorar a vida da população carioca. O programa visa criar uma nova geração de cientistas comprometidos com o desenvolvimento sustentável da cidade.

Fontes: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crime aconteceu dentro da casa da vítima; suspeito foi localizado enquanto trabalhava em shopping

Troca de tiros termina com um suspeito morto, oito pessoas feridas e ao menos cinco veículos atingidos na Zona Norte do Rio

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (10)
Vasco resiste à saída de Rayan, e Bournemouth aguarda definição nesta semana

Clube inglês acena com proposta que pode chegar a 35 milhões de euros, enquanto diretoria vascaína tenta segurar o atacante e buscar valores mais altos

IMAGENS PARA O SITE (11)
Embarcação com seis pescadores desaparece após sair de Niterói; buscas se concentram em Maricá

Embarcação Funelli deveria retornar nesta semana; Marinha mantém operação de busca e salvamento.

IMAGENS PARA O SITE (10)
Queda de helicóptero em Guaratiba deixa três pilotos mortos; vítimas eram da FAB, Bombeiros e aviação civil

Aeronave fazia voo de instrução quando caiu em área de mata na Zona Oeste do Rio de Janeiro.