Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Ação cumpre 14 mandados de busca e apreensão e mira organização criminosa ligada a facção fluminense

Foto: Imagem de divulgação/Polícia Federa

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (20), uma operação de combate ao tráfico internacional de armas no Rio de Janeiro. Nomeada Operação Cash Courier, a ação mobilizou 80 agentes federais e 10 policiais civis para cumprir 14 mandados de busca e apreensão em bairros da zona oeste da capital fluminense, incluindo Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Conexão com Operação Senhor das Armas

A Operação Cash Courier é um desdobramento da Operação Senhor das Armas, deflagrada em 2017, quando a PF apreendeu 60 fuzis no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão). Após anos de investigação, os agentes identificaram o homem suspeito de liderar o esquema criminoso responsável pelo contrabando de mais de 2 mil fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Brasil.

Esquema de Lavagem de Dinheiro e Bloqueio de Bens

Para ocultar os lucros obtidos com o tráfico de armas, o líder da organização utilizava laranjas e empresas de fachada para adquirir imóveis e outros bens de alto valor. Como parte da operação, a Justiça determinou o bloqueio de bens e ativos no valor de R$ 50 milhões.

A PF também investiga crimes relacionados à lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e corrupção passiva, além da própria atuação no tráfico internacional de armas.

Facção Criminosa Beneficiada

As investigações apontam que as armas contrabandeadas abasteciam uma facção criminosa fluminense que controla diversas comunidades no Rio de Janeiro. Com o reforço de armamento pesado, o grupo consolidou seu domínio territorial e intensificou atividades ilícitas na região.

Apoio Institucional

A operação contou com o suporte do Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Civil e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A colaboração entre as instituições foi essencial para o avanço das investigações e o cumprimento das ordens judiciais.

Fonte: noticias.r7.com/agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.