Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Quadrilha usava roteiro para enganar vítimas e movimentava R$ 4 milhões por mês

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantelou, nesta quarta-feira (26), um esquema criminoso que aplicava golpes em aposentados e pensionistas no Méier, Zona Norte da cidade. A operação prendeu 50 suspeitos, todos treinados para enganar as vítimas e atingir metas financeiras que ultrapassavam R$ 4 milhões mensais.

Quadrilha operava com dados sigilosos das vítimas

As investigações da 35ª DP (Campo Grande) revelaram que os criminosos acessavam ilegalmente dados bancários, telefones e endereços dos aposentados. Com essas informações, a quadrilha entrava em contato por mensagens, ligações e áudios, fingindo oferecer renegociação de dívidas. No entanto, em vez de ajudar, o grupo realizava novos empréstimos nos nomes das vítimas e desviava os valores para contas da organização criminosa.

A polícia também encontrou uma lixeira específica para descartar os chips de celular usados nas ligações fraudulentas, o que dificultava o rastreamento. Além disso, um quadro na parede do escritório indicava metas diárias de arrecadação com os golpes.

Esquema tinha treinamento e roteiro para enganar vítimas

Os criminosos seguiam um roteiro chamado “soca fofo e no talento”, elaborado para ludibriar as vítimas com técnicas persuasivas. Segundo a polícia, todos os detidos passaram por treinamento para aplicar os golpes com mais eficiência.

Durante a operação, os agentes apreenderam computadores, celulares e anotações que detalham o funcionamento do esquema. A análise desse material pode ajudar a identificar o líder da organização criminosa e dimensionar o número de vítimas lesadas.

Próximos passos da investigação

Os 50 suspeitos foram encaminhados para a 35ª DP, onde prestaram depoimento. A polícia segue investigando a participação de outras pessoas e o possível envolvimento de instituições financeiras no esquema. Os detidos podem responder por estelionato e associação criminosa.

Fonte: cnnbrasil.com.br/g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.