Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Projeto LAB Cidades Criativas revitaliza espaço no centro do Rio com novo mural e elementos de lazer.

A Praça Tia Carmem do Xibuca, localizada no bairro Cidade Nova, no centro do Rio, foi revitalizada e agora conta com um mural artístico assinado pelos renomados artistas Val Pires, do Xilopretura, e Rafael Geraldo. O novo espaço, que também ganhou novos bancos e canteiros, foi inaugurado nesta sexta-feira (28/03) e promete se tornar um ponto de encontro e descanso para moradores e trabalhadores da região.

Homenagem à Cultura Negra

A praça, que homenageia Carmem Teixeira da Conceição, conhecida como Tia Carmem do Xibuca, faz referência à liderança da “Pequena África”, área histórica do Rio de Janeiro que teve grande importância na preservação das origens culturais negras no Brasil. Tia Carmem, nascida em 1878 na Bahia, dedicou-se a defender os direitos dos ex-escravizados e imigrantes na cidade, sendo uma figura essencial para a cultura local e um símbolo de resistência.

“Esse espaço foi habitado por muitas pessoas negras, principalmente mulheres que tinham seus terrenos de Candomblé e Umbanda. E foi também nessa região que nasceu o conceito de escola de samba com o bloco ‘Deixa Falar’, que depois se desdobrou em escola de samba. A homenagem à Tia Carmem do Xibuca traz essa memória cultural”, afirma Val Pires, do Xilopretura.

Inspiração e Cores no Mural

Rafael Geraldo, coautor do mural, explica as inspirações para a obra. “A ideia inicial do projeto foi trazer a memória do carnaval antigo, resgatando elementos como a porta-bandeira, o bate-bola e o ritmista. Tudo isso amarrado pela serpentina, confete e muita cor. Só de colocar cor em um lugar, já muda todo o ambiente”, comenta o artista.

LAB Cidades Criativas e Seus Impactos

A revitalização da Praça Tia Carmem do Xibuca faz parte da segunda edição do projeto LAB Cidades Criativas, que também atuou em outros espaços públicos, como o Mirante do Pedrão, na Zona Sul do Rio, e as Praças Maria Aparecida e da Bíblia, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A última entrega dessa edição será no dia 31 de março, com a reforma da Praça dos Ex Combatentes, em São Gonçalo, famosa pela Batalha do Tanque, que também é palco de batalhas de rap freestyle.

“O LAB Cidades Criativas integra arte, arquitetura e urbanismo para revitalizar espaços públicos, proporcionando um ambiente mais agradável e fortalecendo a sensação de bem-estar. Até agora, o projeto impactou oito cidades do Rio de Janeiro”, destaca Vinicius Wu, diretor executivo do projeto.

Parcerias e Patrocínios

O LAB Cidades Criativas é uma iniciativa da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Naturgy e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria executiva da Marco Zero.

Fontes: diariodorio.com/medizonline.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.