A Praça Tia Carmem do Xibuca, localizada no bairro Cidade Nova, no centro do Rio, foi revitalizada e agora conta com um mural artístico assinado pelos renomados artistas Val Pires, do Xilopretura, e Rafael Geraldo. O novo espaço, que também ganhou novos bancos e canteiros, foi inaugurado nesta sexta-feira (28/03) e promete se tornar um ponto de encontro e descanso para moradores e trabalhadores da região.
Homenagem à Cultura Negra
A praça, que homenageia Carmem Teixeira da Conceição, conhecida como Tia Carmem do Xibuca, faz referência à liderança da “Pequena África”, área histórica do Rio de Janeiro que teve grande importância na preservação das origens culturais negras no Brasil. Tia Carmem, nascida em 1878 na Bahia, dedicou-se a defender os direitos dos ex-escravizados e imigrantes na cidade, sendo uma figura essencial para a cultura local e um símbolo de resistência.
“Esse espaço foi habitado por muitas pessoas negras, principalmente mulheres que tinham seus terrenos de Candomblé e Umbanda. E foi também nessa região que nasceu o conceito de escola de samba com o bloco ‘Deixa Falar’, que depois se desdobrou em escola de samba. A homenagem à Tia Carmem do Xibuca traz essa memória cultural”, afirma Val Pires, do Xilopretura.
Inspiração e Cores no Mural
Rafael Geraldo, coautor do mural, explica as inspirações para a obra. “A ideia inicial do projeto foi trazer a memória do carnaval antigo, resgatando elementos como a porta-bandeira, o bate-bola e o ritmista. Tudo isso amarrado pela serpentina, confete e muita cor. Só de colocar cor em um lugar, já muda todo o ambiente”, comenta o artista.
LAB Cidades Criativas e Seus Impactos
A revitalização da Praça Tia Carmem do Xibuca faz parte da segunda edição do projeto LAB Cidades Criativas, que também atuou em outros espaços públicos, como o Mirante do Pedrão, na Zona Sul do Rio, e as Praças Maria Aparecida e da Bíblia, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A última entrega dessa edição será no dia 31 de março, com a reforma da Praça dos Ex Combatentes, em São Gonçalo, famosa pela Batalha do Tanque, que também é palco de batalhas de rap freestyle.
“O LAB Cidades Criativas integra arte, arquitetura e urbanismo para revitalizar espaços públicos, proporcionando um ambiente mais agradável e fortalecendo a sensação de bem-estar. Até agora, o projeto impactou oito cidades do Rio de Janeiro”, destaca Vinicius Wu, diretor executivo do projeto.
Parcerias e Patrocínios
O LAB Cidades Criativas é uma iniciativa da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Naturgy e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria executiva da Marco Zero.
Fontes: diariodorio.com/medizonline.com.br