Imagem: RAUL ARBOLEDA/AFP
O Fluminense largou bem na Copa Sul-Americana de 2025. Na noite de terça-feira (1), o Tricolor das Laranjeiras venceu o Once Caldas por 1 a 0 no Estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia. Germán Cano marcou o único gol da partida e fez história ao se tornar o maior artilheiro do clube em competições internacionais. Além do resultado positivo, o time superou adversidades como a longa viagem, a altitude e as condições do gramado.
Cano brilha e bate recorde histórico
O Fluminense começou o jogo enfrentando forte pressão dos colombianos. Logo aos dois minutos, Mateo García finalizou no canto, exigindo grande defesa de Fábio. Apesar das dificuldades iniciais, o Tricolor equilibrou a partida e passou a criar boas chances.
Aos 27 minutos, Jhon Arias encontrou Cano livre na área, mas o atacante desperdiçou a chance. No entanto, três minutos depois, o argentino se redimiu. Após cruzamento preciso de Arias, Cano cabeceou com categoria, encobrindo o goleiro Aguirre e abrindo o placar.
veja o Lance:
O atacante chegou ao seu 12º gol contra o Once Caldas, maior vítima de sua carreira. Além disso, ultrapassou Fred e se tornou o maior artilheiro do Fluminense em torneios organizados pela Conmebol, com 21 gols.
Samuel Xavier expõe dificuldades na Colômbia
A vitória tricolor não veio sem desafios. Depois de enfrentar o Fortaleza no último sábado (29), no Ceará, o Flu encarou uma logística complicada para chegar à Colômbia. A altitude de Manizales, acima de 2 mil metros, também influenciou o desempenho da equipe.

Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
Samuel Xavier detalhou os obstáculos enfrentados pelo time.
“Jogo muito difícil. Sabíamos que a altitude pesaria e que a logística seria desgastante. Saímos do Ceará e tivemos uma viagem complicada. O campo também atrapalhou, parecia bom de longe, mas era pesado e a grama soltava muito. Sabemos jogar esse tipo de competição e igualamos na competitividade. Essa vitória nos dá confiança para seguir fortes”, declarou o lateral ao canal Jornada KTO 1902.
Segundo tempo de pressão e atuação decisiva de Fábio
O Once Caldas voltou mais agressivo na segunda etapa, obrigando Fábio a fazer grandes defesas. O Fluminense recuou e passou a explorar os contra-ataques. Aos 40 minutos, Kevin Serna cruzou para Lezcano, que cabeceou no cantinho, mas acertou a trave.
Nos acréscimos, o Tricolor desperdiçou duas oportunidades em jogadas rápidas. Fábio ainda garantiu o resultado com mais uma defesa espetacular. Com a vitória, o Flu assumiu a liderança provisória do Grupo F.
Próximos desafios
O Fluminense volta a campo no domingo (6), contra o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão. Na próxima quinta-feira (10), recebe o GV San José, no Maracanã, pela segunda rodada da Sul-Americana.
Já o Once Caldas enfrenta o América de Cali, na sexta-feira (5), pelo Campeonato Colombiano. Pela Sul-Americana, visita o Unión Española, na terça-feira (9).
Fontes:
uol.com.br
espn.com.br
netflu.com.br