Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Pesquisa do Instituto Paraná revela favoritismo de Paes, aliado de Lula, enquanto candidatos bolsonaristas dominam cenário para o Senado em 2026

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera com folga a corrida pelo governo estadual em 2026. Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado em 7 de abril, Paes aparece com 48,9% das intenções de voto, o que o coloca próximo de uma vitória em primeiro turno.

Na pesquisa, os demais nomes testados aparecem com percentuais significativamente menores. O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) tem 8,7%, seguido pelo ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim (sem partido), com 8,5%. O deputado estadual Rodrigo Bacellar (União) soma 8,2%, o vice-governador Thiago Pampolha (MDB) tem 3,6%, e o influenciador Italo Marsili (sem partido) registra apenas 1%.

Brancos, nulos e eleitores que disseram não votar em nenhum dos nomes somam 16,7%, enquanto 4,5% não souberam ou preferiram não responder.

Novo cenário reforça vantagem de Paes

Em um segundo cenário testado, Eduardo Paes amplia levemente sua vantagem e aparece com 49,9% das intenções de voto. Washington Reis (MDB) surge como segundo colocado, com 9,5%. Landim e Motta dividem o terceiro lugar, ambos com 8,9%. Italo Marsili, novamente, aparece com baixa pontuação: 1,6%.

A coleta de dados foi feita entre os dias 31 de março e 4 de abril, com 1.680 eleitores em 60 municípios do estado. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Aliados de Bolsonaro lideram corrida ao Senado no RJ


Apesar da vantagem de Paes, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o Executivo estadual, o cenário para o Senado fluminense favorece nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a mesma pesquisa, Flávio Bolsonaro (PL) lidera com 41,7% das intenções de voto. O atual governador, Cláudio Castro (PL), que não pode concorrer à reeleição, aparece em segundo lugar com 31,3% e deve disputar uma das duas vagas ao Senado.

Do lado governista, Benedita da Silva (PT) figura com 27,1%, enquanto Alessandro Molon (PSB) e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, registram 15,6% e 15,2%, respectivamente. Pedro Paulo (PSD), aliado próximo a Paes, aparece com 12,6%.

Avaliação do governo Castro divide eleitores


A gestão do governador Cláudio Castro apresenta uma avaliação dividida. Segundo o levantamento, 48,3% dos entrevistados aprovam seu governo, enquanto 47,4% desaprovam. Em relação à classificação por desempenho, 3,8% consideram sua gestão “ótima”; 24,6%, “boa”; 35,1%, “regular”; 12,6%, “ruim”; e 22,5%, “péssima”.

Fonte: cnnbrasil.com.br/metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.