Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Proposta do deputado Rosenverg Reis visa incluir Guardas Municipais entre os órgãos de segurança pública, alinhando-se a decisão do STF.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) está avaliando a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 23/2025, que busca reconhecer oficialmente as Guardas Municipais como forças de segurança pública no estado. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) e segue a linha de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que já reconheceu o papel das guardas municipais no policiamento ostensivo e comunitário.

Reconhecimento das Guardas Municipais

De acordo com a proposta, a inclusão das Guardas Municipais entre os órgãos de segurança pública vai não apenas oficializar o papel dessas corporações, mas também aprimorar o trabalho dos agentes, ampliando sua atuação e a segurança nas cidades. A medida se alinha à PEC da Segurança Pública, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, que também busca fortalecer o papel das guardas municipais em todo o país.

“O reconhecimento das Guardas Municipais como forças de segurança pública vai contribuir para o aprimoramento do trabalho dos agentes e fortalecer a segurança urbana, respeitando sempre as atribuições das Polícias Civil e Militar”, afirmou o deputado Rosenverg Reis.

Papel das Guardas Municipais no RJ

Atualmente, as Guardas Municipais têm a função de proteger bens, serviços e instalações públicas, mas vêm ampliando suas atividades com o objetivo de atuar de maneira mais integrada no policiamento urbano. O apoio ao policiamento ostensivo e as ações de proximidade com a população são exemplos de como as guardas municipais estão se aproximando cada vez mais das funções típicas das polícias.

O reconhecimento das Guardas Municipais como forças de segurança pública, além de fortalecer as ações de segurança urbana, também visa um trabalho mais integrado entre os diferentes órgãos de segurança, respeitando as atribuições e competências específicas de cada força.

A proposta no cenário nacional

O debate sobre o papel das Guardas Municipais no sistema de segurança pública já é uma realidade em diversas partes do Brasil, e a PEC 23/2025 segue o movimento iniciado pelo STF e pela PEC da Segurança Pública no Congresso Nacional. A aprovação dessa medida no Rio de Janeiro poderá servir de modelo para outros estados que também buscam fortalecer a segurança pública por meio da inclusão das guardas municipais no sistema de policiamento.

Fontes: diariodorio.com/extra.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.