Foto: André Durão/ge
O Vasco está nas oitavas de final da Copa do Brasil. Em um confronto dramático na noite desta terça-feira (20), o Cruz-Maltino venceu o Operário-PR por 7 a 6 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, e garantiu a vaga no mata-mata nacional. Com o resultado, o agregado fechou em 2 a 2. A classificação veio após 18 cobranças e três defesas do goleiro Léo Jardim, herói vascaíno em São Januário.
Primeiro tempo equilibrado, com gol de Rayan
Apesar dos erros nos minutos iniciais, o Vasco abriu o placar com o jovem Rayan. Aos 41 minutos do primeiro tempo, ele pressionou Allan Godói, roubou a bola e chutou cruzado. Elias aceitou, e o Gigante da Colina saiu em vantagem.
Antes disso, o Operário já havia assustado com bola aérea. Zuluaga cabeceou com perigo após cruzamento de Allano. O goleiro Elias ainda evitou o gol vascaíno em chute perigoso de Paulo Henrique, mas falhou logo em seguida no lance do gol.
Operário pressiona e empata nos acréscimos
Na segunda etapa, o Vasco recuou, e o Operário passou a dominar. A equipe paranaense criou chances perigosas com Fransérgio e Neto Paraíba, que obrigaram Léo Jardim a fazer grandes defesas.
Aos 48 minutos do segundo tempo, Cristiano cruzou da esquerda, e Ademílson subiu mais que a zaga para empatar de cabeça. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. O empate levou a decisão para as penalidades.
Veja os melhores momentos:
Léo Jardim brilha nas penalidades e garante a vaga

Foto: André Durão/ge
Na série de pênaltis, Léo Jardim defendeu três cobranças: de Neto Paraíba, Thales e Allan Godói. Elias, do Operário, pegou dois pênaltis: de João Victor e Paulo Henrique.
Vegetti, Tchê Tchê, Piton, Matheus Carvalho, Adson, Hugo Moura e Loide Augusto marcaram para o Vasco. Pelo Operário, Alano, Boschilia, Rodrigo, Ademílson, Índio e Cristiano converteram. No fim, Loide fez 7 a 6 para os cariocas, e Léo Jardim selou a classificação com mais uma defesa.
Loide protagoniza tensão com Diniz durante o jogo

Reprodução de TV
Apesar da boa atuação, o atacante angolano Loide Augusto protagonizou momentos tensos com Fernando Diniz. No segundo tempo, ele ignorou orientações do treinador e gesticulou em direção ao banco de reservas. Após uma finalização errada, colocou a mão no ouvido, provocando com um “fala agora”.
Questionado após a partida, Diniz minimizou o episódio:
— Comigo não aconteceu nada. Tentei acalmá-lo, pois a torcida estava começando a se irritar. Preciso conversar com ele para entender melhor — afirmou o técnico.
Próximos compromissos
O Vasco enfrentará o Fluminense no sábado (24), às 18h30, pelo Brasileirão. Já o Operário visita o Amazonas no domingo, pela Série B. A CBF ainda definirá data e adversário do Vasco nas oitavas da Copa do Brasil, marcadas para 30 de julho e 6 de agosto.
ge.globo.com
uol.com.br
netvasco.com.br
odia.ig.com.br