A Polícia Civil prendeu neste domingo (15), em Nova Friburgo, um homem com mandado em aberto por tráfico de drogas. A prisão ocorreu durante um protesto em frente à 151ª DP, no bairro Centro.
O ato reuniu moradores do bairro Alto do Floresta, que criticavam a ação policial que resultou na morte de um jovem, suspeito de envolvimento com o tráfico, na noite de sábado (14).
Segundo a Polícia Militar, agentes do 11º BPM foram recebidos a tiros durante operação na rua Aureliano Barbosa Freitas, após denúncias sobre a presença de traficantes armados. Durante o confronto, um homem foi baleado, levado à UPA de Conselheiro Paulino, mas não resistiu.
Armas e histórico criminal
Com o suspeito morto, os policiais apreenderam uma pistola 9mm, um carregador e 12 munições. Ele já tinha duas anotações por tráfico de drogas. A Polícia Civil instaurou procedimento para apurar a conduta das equipes.
Durante o protesto, que incluiu bloqueios e discursos inflamados, agentes identificaram um homem com ligação com o tráfico. Havia contra ele um mandado de prisão em aberto. Ele foi detido e levado ao setor de carceragem da delegacia.
Incêndio criminoso e prejuízos
A manifestação terminou com um ônibus incendiado no bairro Alto do Floresta. Segundo investigações, o ataque foi ordenado por membros do Comando Vermelho, em represália à atuação policial.
O Corpo de Bombeiros conteve as chamas, mas o veículo, adquirido há apenas 10 meses, foi destruído. A Friburgo Auto Ônibus divulgou nota de repúdio e informou que o prejuízo ultrapassa R$ 950 mil.
Diante da insegurança, a empresa suspendeu temporariamente o atendimento no bairro, deixando os moradores sem transporte público.
Fontes:
g1.globo.com