Foto: Reprodução
A operação PM Rio deflagrada nesta segunda-feira (14) mobilizou agentes do Bope, Choque e BAC nas comunidades da Serrinha e do Complexo da Pedreira, na Zona Norte do Rio. A ação teve como objetivo combater o roubo de cargas e veículos, além de sufocar disputas territoriais promovidas por facções criminosas.
Serrinha em risco
Policiais do Bope, BPChq e BAC avançaram na comunidade da Serrinha, em Madureira, com apoio aéreo e blindados. Logo após a chegada, houve confronto e um suspeito ferido foi encontrado com pistola, munições e carregadores. Ele foi socorrido ao Hospital Estadual Carlos Chagas.
A operação também resultou na apreensão de drogas, rádios transmissores e detenção de quatro suspeitos por envolvimento em crimes locais.
Ônibus vira barricada
Simultaneamente, criminosos sequestraram um ônibus da linha 920 na Pedreira, em Costa Barros, e o usaram como barricada para bloquear o avanço da polícia. Além disso, atearam fogo a entulhos e interditaram ruas da região. Nove pessoas foram presas, e uma pistola, uma granada e cinco fuzis foram apreendidos.

Ônibus é tomado por traficantes em Costa Barros — Foto: Reprodução/TV Globo
Duas outras linhas de ônibus precisaram ser desviadas, afetando o transporte público local.
Impactos em escolas e saúde
Quatro escolas na região da Serrinha e outras 11 em Costa Barros tiveram o funcionamento comprometido. Uma unidade de saúde também suspendeu o atendimento. A circulação de moradores e o acesso de serviços públicos foram prejudicados.
Alvo estratégico
As ações fazem parte de uma ofensiva da Polícia Militar para combater a alta concentração de armas de guerra e impedir a movimentação de grupos criminosos. A região é considerada estratégica, tanto para o tráfico de armas quanto para a logística de roubos de cargas e veículos.
Fontes:
g1.globo.com