Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Investimento visa otimizar operações e reduzir tempo de deslocamento no sistema ferroviário fluminense; SuperVia já apresenta resultados expressivos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou um aporte de R$ 160 milhões para a modernização da rede ferroviária fluminense. A medida integra o processo de escolha de um novo operador para o sistema ferroviário e visa melhorar as condições de transporte para os usuários. O investimento será utilizado para otimizar as operações, reduzir o tempo de deslocamento e modernizar as estações e oficinas, com melhorias em telhados, sistemas de cobertura e passarelas.

Objetivos do Investimento

A modernização do sistema ferroviário está focada na manutenção das atividades e na otimização das operações da SuperVia, concessionária responsável pelos ramais. Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), as ações buscam proporcionar um serviço de qualidade durante a transição para a nova gestão, com foco em resultados que beneficiem diretamente os passageiros.

Resultados Alcançados pela SuperVia

Desde o início do ano, a SuperVia já iniciou obras significativas de infraestrutura e modernização elétrica. A redução do intervalo dos trens expressos do ramal Japeri, de 10 para 6 minutos durante o horário de pico, e a economia de até 25 minutos nos deslocamentos diários são alguns dos principais avanços até agora. Além disso, o ramal de Saracuruna teve uma redução nos intervalos de 15 para 12 minutos, enquanto o ramal de Santa Cruz diminuiu o tempo de viagem em cinco minutos.

Infraestrutura e Manutenção: Obras em Andamento

Entre as melhorias de infraestrutura executadas, destaca-se a troca de 40 km de cabos de cobre por alumínio, que reduziu em 50% os furtos na rede. A SuperVia também recuperou cinco trens que estavam fora de circulação, substituiu trilhos, dormentes e vigas de pontes, além de trocar 7.000 visores de portas, 2.600 assentos e 35 para-brisas. Como resultado dessas intervenções, as ocorrências de quebra de janelas nas composições caíram de 369 para 30.

Crescimento no Número de Passageiros

O investimento e as melhorias nas operações têm impactado diretamente no aumento do número de passageiros. O presidente da SuperVia, Everton Trindade, afirmou que o número diário de passageiros aumentou de 287 mil para 330 mil, atingindo um recorde. Em maio, o sistema alcançou a marca de 373.538 embarques em um único dia, representando um avanço de 16,6% em relação à média anterior.

Próximos Passos

Com o aporte de R$ 160 milhões, o Governo do Estado espera continuar avançando na modernização da rede ferroviária fluminense. As obras e melhorias devem seguir até garantir um sistema mais ágil, seguro e eficiente para os usuários.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Com gols de Ganso e Thiago Silva, Tricolor fecha o Brasileirão em alta, celebra classificação direta e vira a chave para a semifinal da Copa do Brasil contra o Vasco.

Homem foi atingido por múltiplos disparos após criminosos em moto atacarem família próxima ao BarraShopping; Polícia Civil investiga motivação e busca imagens de câmeras.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (1)
Desabamento em sobrado no Catete deixa 16 feridos e mobiliza grande operação de resgate

Parte interna de sobrado cede durante a madrugada na Rua Tavares Bastos; 16 pessoas foram retiradas dos escombros e bombeiros atuaram com cães, drones e equipe especializada.

IMAGENS PARA O SITE (17)
Agora é Lei: Programa de prevenção e controle do diabetes nas escolas será ampliado para a rede privada

rede privada de ensino passará a integrar programa de educação sobre diabetes; alunos terão direito a exames, insumos e proteção contra discriminação

IMAGENS PARA O SITE (16)
Agora é Lei: Plano de cargos dos servidores da pge-rj é atualizado

nova lei estadual moderniza carreiras da pge-rj, redefine progressões, reajusta remunerações e cria novos adicionais para valorizar servidores e melhorar a eficiência pública