Um policial militar morreu após ser baleado durante uma operação no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (1º). A ação do Comando de Operações Especiais (COE) visava reprimir o tráfico de drogas, roubos de veículos e disputas territoriais entre facções criminosas, sendo o Comando Vermelho (CV) o principal grupo atuante na região.
O agente foi atingido e socorrido, sendo encaminhado ao Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, onde chegou sem vida. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que ele deu entrada na unidade já sem sinais vitais.
Barricadas e impacto na região
Criminosos bloquearam a Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, também conhecida como Estrada do Rio do Pau, com dois ônibus. A ação dificultou o avanço das equipes de segurança na operação. O Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus) confirmou que os coletivos das linhas B32535 – SV384 (Pavuna x Castelo) e B32691 – 780 (Pavuna x Madureira) foram usados como barricadas.
Escolas afetadas pela operação
A operação também afetou a rotina de várias escolas na região. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que 10 unidades de ensino, localizadas nas imediações do Chapadão, tiveram seu funcionamento prejudicado devido à operação e ao bloqueio das vias.
Reação da polícia e próximos passos
A Polícia Militar segue em operação no Complexo do Chapadão com o intuito de combater o tráfico de drogas e a violência, especialmente com relação às disputas territoriais no local. Não há, até o momento, informações sobre prisões ou apreensões durante a ação.
Fontes: odia.ig.com.br