Expulsão do Plata em Flamengo x Estudiantes — Foto: André Durão/ge
A Conmebol anulou o cartão vermelho mostrado a Gonzalo Plata durante a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Estudiantes, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Com a decisão, o equatoriano estará disponível para o duelo de volta, marcado para quinta-feira (25), em La Plata.
Em comunicado oficial, a entidade informou:
“Por meio deste comunicado, informo que, de acordo com as informações prestadas pela Comissão de Arbitragem e após a devida análise, a Unidade Disciplinar informa que a comunicação de medidas disciplinares referentes ao jogador Gonzalo Jordy Plata Jiménez foi modificada. Consequentemente, confirma-se que o referido jogador não está suspenso para a próxima partida oficial do seu clube na CONMEBOL Libertadores de 2025.”
Na manhã desta sexta-feira, a Conmebol já havia reconhecido que houve erro na expulsão do jogador. Em vídeo divulgado pela entidade, antes dos áudios do VAR, foi admitido que o árbitro colombiano Andrés Rojas não deveria ter aplicado o cartão vermelho. Anteriormente, a suspensão de Plata e a multa de US$ 500 (R$ 2,6 mil) por cada cartão amarelo aplicado a Samuel Lino, Saúl e Bruno Henrique haviam sido comunicadas ao Flamengo. Essa decisão foi revertida.
O Flamengo havia informado que recorreria da expulsão e solicitou providências à Conmebol sobre a atuação da arbitragem. Dirigentes, técnico Filipe Luís e jogadores criticaram fortemente a condução do árbitro Andrés Rojas após a partida.
O lance mais polêmico ocorreu aos 38 minutos do segundo tempo, quando Plata recebeu o segundo cartão amarelo em disputa com Facundo Rodríguez. No momento, o equatoriano chegou antes, foi atingido pelo defensor argentino, mas o juiz considerou a falta como cometida pelo jogador do Flamengo.