Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Recorde de calor leva multidões à orla; restaurante depredado, ônibus vandalizados e tumultos dominam Copacabana.

O Rio de Janeiro viveu um domingo (21/09/2025) tenso, com temperaturas que chegaram a cerca de 40°C, praias lotadas e cenas de desordem que incluíram vandalismo, roubo e tumulto em Copacabana, no último dia de inverno. A combinação de calor extremo, multidão e ausência de fiscalização eficiente resultou em invasão de restaurante na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, ônibus com passageiros no teto, correria nos pontos de ônibus e episodios de furtos.

Em Copacabana, um restaurante na altura do número 1309 da Avenida Nossa Senhora de Copacabana foi invadido por um grupo que depredou o estabelecimento e roubou clientes. Próximo dali, na Rua Júlio de Castilhos, testemunhas viram pessoas subir no teto de ônibus superlotados, algumas saindo por janelas quebradas. No fim do dia, por volta das 19h30, a estação General Osório, em Ipanema, registrou longas filas, tumulto para embarque e relatos de furtos na própria estação e em ruas próximas, como a Francisco Sá.

Apesar de o município ter reforçado a Operação Verão em sua orla, com mais de mil agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal patrulhando praias, calçadões e ruas da Zona Sul, os incidentes demonstram que os recursos disponíveis foram insuficientes para manter a ordem diante do calor e da grande circulação de pessoas.

Entre sábado e domingo, foram vistoriados mais de 300 barraqueiros autorizados, dezenas de multas aplicadas, e mais de meia tonelada de produtos irregulares apreendidos, incluindo roupas e cigarros eletrônicos. Equipamentos de fiscalização utilizaram drones e câmeras do Centro de Operações para identificar comércio irregular, veículos estacionados indevidamente foram rebocados, e agentes distribuíram pulseiras de identificação para crianças, ação que permitiu reencontrar duas menores que haviam se perdido na multidão.

O calor de quase 40°C contribuiu para um cenário clássico de domingo de verão — embora técnico seja ainda inverno — com praias lotadas, extenso convívio no ar livre, mas também com deslocamentos tensos nos transportes públicos. Passageiros enfrentaram ônibus superlotados, risco de tumulto e sensação de insegurança. Ao mesmo tempo, o poder público promete intensificar fiscalização, policiamento e ordenamento urbano com a chegada da primavera, para evitar que episódios semelhantes se repitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crime aconteceu dentro da casa da vítima; suspeito foi localizado enquanto trabalhava em shopping

Troca de tiros termina com um suspeito morto, oito pessoas feridas e ao menos cinco veículos atingidos na Zona Norte do Rio

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (10)
Vasco resiste à saída de Rayan, e Bournemouth aguarda definição nesta semana

Clube inglês acena com proposta que pode chegar a 35 milhões de euros, enquanto diretoria vascaína tenta segurar o atacante e buscar valores mais altos

IMAGENS PARA O SITE (11)
Embarcação com seis pescadores desaparece após sair de Niterói; buscas se concentram em Maricá

Embarcação Funelli deveria retornar nesta semana; Marinha mantém operação de busca e salvamento.

IMAGENS PARA O SITE (10)
Queda de helicóptero em Guaratiba deixa três pilotos mortos; vítimas eram da FAB, Bombeiros e aviação civil

Aeronave fazia voo de instrução quando caiu em área de mata na Zona Oeste do Rio de Janeiro.