Zubeldía é anunciado no Fluminense — Foto: Reprodução
O novo técnico do Fluminense, Luis Zubeldía, chegou ao Rio de Janeiro para assumir o comando do clube. O argentino foi anunciado oficialmente na última quinta-feira e firmou contrato válido até o final de 2026.
A diretoria do Tricolor trabalha para que Zubeldía esteja à beira do gramado no próximo domingo, no clássico contra o Botafogo, às 16h, desde que seu nome seja publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até a noite desta sexta-feira.
Experiência do treinador
Apesar de ter apenas 44 anos, Zubeldía possui ampla experiência internacional. Iniciou a carreira aos 26 anos, em 2008, no Lanús, onde treinou o centroavante Cano.
Após o começo na Argentina, passou por clubes na América do Sul e Norte, incluindo Barcelona-EQU, Racing, LDU, Santos Laguna, Independiente Medellín e Cerro Porteño. Também teve uma breve passagem pela Europa, no Alavés, da Espanha.
Em 2024, chegou ao Brasil para assumir o São Paulo. Sua passagem durou quase um ano, com destaque para a Libertadores, na qual o time passou invicto na primeira fase, mas caiu nas quartas de final nos pênaltis contra o Botafogo, futuro campeão do torneio.
Chegada e primeiros trabalhos
Após desembarcar, Zubeldía se dirigiu diretamente ao Centro de Treinamento Carlos Castilho, na Zona Oeste do Rio. Ele terá o primeiro contato com o elenco nesta sexta-feira e comandará o treino às 15h30. No sábado, já definirá o time que tentará quebrar a sequência de oito derrotas do clube no Clássico Vovô.
O treinador chega acompanhado de seus auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas.

Zubeldía desembarca no Rio para assinar com o Fluminense — Foto: Giba Perez/ge
Histórico no Fluminense
Zubeldía será o primeiro técnico estrangeiro do Fluminense em quase 30 anos. O último foi Hugo de León, em 1997, que permaneceu apenas 20 dias no cargo.
No Brasileirão, a equipe estava em quinto lugar, com boas campanhas na fase de grupos da Libertadores de 2025, mas os maus resultados no início do campeonato nacional resultaram na saída do treinador anterior durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes.