Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Motoristas do Rio de Janeiro têm até o dia 30 para aderir ao programa IPVA em Dia e regularizar débitos do imposto com parcelamento em até 12 vezes.

O prazo para adesão ao programa IPVA em Dia, criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, entra na reta final. Os proprietários de veículos têm até 30 de novembro para renegociar dívidas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referentes aos exercícios de 2020 a 2025.

Desde a reabertura do programa, em 11 de setembro, mais de 27 mil débitos já foram refinanciados, segundo dados da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ).

Objetivo do programa

De acordo com o governador Cláudio Castro, o programa oferece aos motoristas uma nova chance de colocar as contas em dia e contribuir para o equilíbrio financeiro do Estado.

“Estamos oferecendo uma facilidade para os motoristas por meio do IPVA em Dia. É uma iniciativa que permite ao cidadão se planejar e regularizar sua situação, além de garantir recursos importantes para o Rio”, afirmou Castro.

O programa foi lançado para ajudar contribuintes afetados economicamente pela pandemia e, ao mesmo tempo, aumentar a arrecadação estadual.

Como fazer a adesão

A adesão é totalmente on-line, por meio da Central de Serviços da Sefaz-RJ. Para participar, o contribuinte deve acessar o site da Secretaria de Fazenda, fazer login com a conta GOV.BR, selecionar “Parcelar débitos de IPVA (IPVA em Dia)” e informar o Renavam do veículo.

O sistema mostra automaticamente as pendências e as opções de pagamento. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes mensais. Após a escolha, o contribuinte deve emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) e pagar a primeira parcela.

Com o pagamento confirmado, o Detran-RJ libera o licenciamento do veículo.

Regras e condições

A Sefaz-RJ gerencia apenas os débitos não inscritos em Dívida Ativa. Dívidas já inscritas devem ser negociadas diretamente com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ).

O vencimento da primeira parcela ocorre no dia 5 do mês seguinte à adesão, e o mesmo vale para as demais. Caso o contribuinte não pague a primeira cota, a adesão é automaticamente cancelada. O mesmo acontece se houver inadimplência por três meses consecutivos ou alternados ou se alguma parcela ficar em aberto por mais de 90 dias.

Por que manter o IPVA em dia

Regularizar o IPVA garante a emissão do licenciamento anual e evita multas, apreensão do veículo e juros acumulados. Além disso, parte da arrecadação é destinada a investimentos em infraestrutura, saúde e segurança pública no Estado.

O programa, portanto, representa uma oportunidade tanto para o contribuinte quanto para o governo, equilibrando as finanças pessoais e estaduais.

Fontes: diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Tragédia ocorreu durante a madrugada em Campos Elíseos; mãe ficou ferida e cão foi resgatado com vida.

Músico foi baleado ao chegar em festa de família, reagiu à abordagem e morreu após cirurgia no Hospital Salgado Filho.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Saquarema lidera PIB per capita do Brasil, mas desigualdade expõe falhas em saneamento e infraestrutura

Município arrecadou R$ 2 bilhões em royalties do petróleo, porém bairros periféricos ainda convivem com esgoto a céu aberto e ruas sem asfalto.

IMAGENS PARA O SITE (7)
TV furtada de diarista durante incêndio na Lapa é devolvida; homem responderá por furto

Polícia Civil identificou o dono do carro usado no furto. Apesar da devolução do aparelho, suspeito será chamado para depor e responderá criminalmente.

rj1-tv1
Diarista tem TV roubada ao fugir de incêndio na Lapa e desabafa: “a gente tava na luta fugindo do fogo”

Eletrodoméstico foi retirado de apartamento vizinho a boate incendiada quando motorista aproveitou o caos e fugiu. Incêndio mobilizou bombeiros e deixou um homem ferido.