A Câmara Municipal do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (11/11), a visita de integrantes da delegação húngara que participará da COP30, em Belém (PA). Os vereadores Rafael Aloísio Freitas (PSD) e Dr. Gilberto (SDD) recepcionaram o grupo na Sala da Presidência e conduziram uma visita guiada pelo Palácio Pedro Ernesto.
Fizeram parte da comitiva a deputada da Assembleia Nacional da Hungria Mónika Bartos; o deputado e vice-presidente da Comissão de Legislação da Assembleia Nacional, Dr. István Hiller; a secretária-geral do Grupo Nacional Húngaro da União Interparlamentar, Katalin Somfainé Àdam; e a cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna Lázló.
“O objetivo da nossa visita é estreitar as relações entre Brasil e Hungria. Temos aqui deputados do Parlamento Húngaro, que vieram conhecer a Câmara do Rio e depois seguem para Brasília e Belém, onde participarão da COP30”, explicou Zsuzsanna Lázló.
A cônsul também comentou as pautas tratadas durante o encontro, destacando o Projeto de Lei nº 1.539/2025, que propõe transformar Rio de Janeiro e Budapeste em cidades-irmãs.
“A Câmara tem uma iniciativa muito interessante de irmanação entre Budapeste e o Rio de Janeiro. São muitas as potencialidades dessas duas metrópoles para cooperarem, em áreas como urbanismo, transportes, esportes, na recepção de grandes eventos internacionais. Acredito que podemos tornar essas cidades ainda mais fortes”, afirmou.
Questionada sobre a visita, a cônsul ressaltou a beleza e a vitalidade do Palácio Pedro Ernesto. “Nos chamou atenção o grande número de turistas que visitam esta Casa e o movimento intenso. É uma Casa Legislativa séria, mas que ao mesmo tempo tem muita alegria e vida.”
Intercâmbio entre parlamentos
Autor do projeto de lei, o vereador Dr. Gilberto destacou a importância do intercâmbio entre os parlamentos. “O projeto foi inspirado nas qualidades em comum entre as duas cidades. Receber hoje a cônsul-geral e os deputados do Parlamento Húngaro é uma oportunidade de fortalecer ainda mais a relação entre Rio e Hungria e ampliar essa troca de ideias.”
O vereador Rafael Aloísio Freitas também ressaltou o valor da aproximação entre os países. “É uma honra receber o consulado da Hungria com seus representantes e parlamentares. A Câmara tem muito orgulho de participar desse processo de irmanação com Budapeste, com troca de experiências e de relações institucionais. Estamos sempre abertos a esse diálogo com representantes de outras cidades e países. A Hungria é um país que tem os temas de segurança e educação muito bem estruturados, e que pode contribuir com nossa cidade.”
Fontes: camara.rio