Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Instituto Lixo Zero audita Palácio Pedro Ernesto e Edifício Serrador, enquanto a Câmara fortalece práticas ambientais e amplia o uso de energia 100% limpa.

As sedes da Câmara do Rio receberam, nesta quarta-feira (26/11), a visita de um auditor do Instituto Lixo Zero, entidade responsável por verificar o cumprimento dos requisitos e emitir a certificação que atesta que a Casa adota as melhores práticas de sustentabilidade, destinando corretamente os resíduos que produz. O Palácio Pedro Ernesto recebeu o título pela primeira vez, em 2022, tornando-se o primeiro prédio público do país com essa certificação, renovada em 2023 e 2024.

Recebido pela coordenadora de Sustentabilidade, Malu Campos, e pela consultora Luiza Denardin, Rodrigo Oliveira, responsável pela auditoria do Lixo Zero este ano, explicou que o papel do auditor é atestar as boas práticas para a certificação do período auditado: “Entre vários aspectos, identificamos, além das boas práticas, se os trabalhadores estão conscientes do que deve ser feito para contribuir com a certificação do Lixo Zero, qual é a relação com os resíduos gerados e como as ações de sustentabilidade podem contribuir para atingir a meta de certificação”. 

Recentemente, em junho, a Coordenadoria de Sustentabilidade da Câmara do Rio divulgou o acordo que tornou o Edifício Serrador como a primeira Casa Legislativa da América Latina a utilizar energia 100% limpa, com a previsão de economia de R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos por redução no consumo de energia. 

“Olhar para trás, ver como começamos e como tudo está hoje é muito gratificante. No ano passado, conseguimos a certificação do Palácio Pedro Ernesto pela terceira vez, e esse é o primeiro ano para o Edifício Serrador. Vamos continuar trabalhando duro, visando sempre melhorar”, afirmou Malu Campos.

Desde sua criação em 2024, a Coordenadoria de Sustentabilidade desenvolveu campanhas e iniciativas voltadas à conscientização ambiental, mantendo a Câmara alinhada às melhores práticas de gestão de resíduos e uso eficiente dos recursos naturais.

Fontes: camara.rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Yoga, acupuntura, terapia comunitária e práticas integrativas serão oferecidas à população no centro da cidade.

Risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos preocupa autoridades; Nordeste também entra em nível de alerta.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (32)
Polícia Civil e Prefeitura apreendem materiais públicos furtados em ferro-velhos de Maricá

Operação conjunta identificou materiais de iluminação pública e prejuízo já passa de R$ 1 milhão aos cofres do município.

Saul-Coutinho-Flamengo-Vasco-scaled-aspect-ratio-512-320
Flamengo x Vasco: onde assistir ao vivo, horário e escalações do clássico no Carioca 2026

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Carioca

IMAGENS PARA O SITE (7)
Polícia prende dono de clínica de reabilitação suspeito de chefiar esquema de internações ilegais no RJ

Investigações apontam existência de “setor de capturas” que promovia abordagens violentas e internações forçadas sem autorização judicial