Fotos: TV Globo & Cristina Boeckel
O Rio de Janeiro se prepara para o retorno de um dos seus maiores símbolos natalinos: a Árvore de Natal Flutuante da Lagoa Rodrigo de Freitas. A tradicional atração, que ficou ausente desde 2019, será inaugurada no próximo dia 6 de dezembro. A expectativa é que 200 mil pessoas participem da celebração de abertura, que contará com show da Orquestra Petrobras Sinfônica e queima de fogos.
Árvore de Natal Flutuante: Inovação e Sustentabilidade
A árvore terá 60 metros de altura e será adornada com elementos que representam todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal. Criada pelo cenógrafo Orleans de Sá, a árvore promete oferecer uma imagem luxuosa, com mais de 45 momentos de iluminação diferentes, projetados para encantar o público.
Em uma iniciativa inovadora e ambientalmente consciente, a atração será iluminada por diesel renovável, que reduz em 80% as emissões de carbono. Magda Chambriard, presidente da Petrobras, ressaltou a importância dessa escolha, afirmando que o combustível sustentável “vai evitar toda possível agressão ao meio ambiente”. O projeto foi desenvolvido ao longo de três meses, incluindo um mês e meio de elaboração e outro mês e meio de construção.
A Nova Árvore e o Sentimento de Saudade
Este ano, a árvore de Natal flutuante marca seu retorno ao espelho d’água da Lagoa após um hiato de seis anos. De acordo com Duda Magalhães, presidente da Dream Factory, “o fato de não ter acontecido desde 2019 deixa esse sabor de falta. A gente capturou esse sentimento”. A inauguração será acompanhada por uma novidade: um novo ritual de acendimento, no qual personalidades convidadas irão iluminar a árvore todos os dias.
Duas Árvores, Duas Celebrações
Além da árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Rio de Janeiro contará, pela primeira vez, com uma outra árvore monumental na Enseada de Botafogo. Com 80 metros de altura e iluminada por 2,3 milhões de luzes de LED, a árvore de Botafogo será inaugurada no sábado (30). O evento contará com um show da Orquestra do Samba e do cantor Pretinho da Serrinha.