Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Com aumento recorde de homicídios infantis, nova Ronda de Proteção à Infância (RPI) entrará em ação para garantir segurança física e psicológica de menores

O Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de homicídios de crianças de 0 a 4 anos, segundo dados do último Atlas da Violência, publicado em 2023. Os casos aumentaram 60% entre 2018 e 2023, passando de 15 para 24 mortos. São crianças que não tiveram a chance de sequer iniciar sua vida escolar. Para proteger a infância dos cariocas, a Câmara do Rio aprovou a Lei Complementar 294/2025, que cria a Ronda de Proteção à Infância (RPI), sancionada parcialmente nesta terça-feira (09/12) pelo Poder Executivo.

Com o apoio da Guarda Municipal, a ronda tem a função de proteger a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes, atuando em conjunto com os demais órgãos responsáveis pela garantia de direitos da criança e do adolescente; bem como acompanhando e auxiliando na execução de medidas protetivas.

“Violência contra criança e adolescente é uma grave violação dos direitos humanos, trazendo consequências irreversíveis para as vítimas e suas famílias. Por isso, o papel da ronda é complementar os esforços de órgãos como o Conselho Tutelar e as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente para promover um atendimento mais ágil e humanizado”, afirma Leniel Borel (PP), autor da lei. O parlamentar teve seu filho Henry, 4 anos, brutalmente assassinado em 2021. 

A coordenação, os procedimentos operacionais, a definição de equipes e os fluxos de atuação serão fixados em regulamento pela Prefeitura. 

O Art. 4° da lei, que determina a criação de equipe para a realização de atividades, como o apoio aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselhos Tutelares e unidades de atendimento médico que prestem assistência a crianças vítimas de violência, foi vetado pela Prefeitura do Rio.

A justificativa é que a determinação deve ser de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, por meio de atribuições específicas dos seus órgãos internos.

Fontes: camara.rio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Projeto publicado na Alerj abre caminho para zerar juros e reorganizar contas públicas do Estado do Rio

Atacante do Nacional-URU recebe sinal verde e deve assinar contrato após exames no Rio

Últimas notícias
54976243264-dbee2e52ae-k
Flamengo garante mais R$ 10,9 milhões com vaga na semifinal do Intercontinental

Rubro-Negro avança sobre o Cruz Azul, eleva ganhos no torneio e mira decisão contra o PSG

IMAGENS PARA O SITE (2)
Flamengo com quase força máxima para estreia no Intercontinental contra o Cruz Azul

Rubro-Negro enfrenta os mexicanos em busca do título do Derby das Américas e classificação para a semifinal; Pedro é ausência confirmada.

IMAGENS PARA O SITE (9)
Fábrica clandestina do Comando Vermelho comprava peças de fuzis pela internet, revela investigação da PF

Investigação mostra que integrantes do CV usavam plataformas como Mercado Livre para adquirir componentes de armas, driblando fiscalização.