Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Projeto de Danniel Librelon garante ações educativas, incentivo à castração e parcerias para ampliar atendimento veterinário no estado.

Foto: Por Thiago Lontra

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (04/09), em segunda discussão, o Projeto de Lei 3.433/2020, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), que institui a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Castração e Combate ao Câncer em Animais. O objetivo é promover ações educativas, ampliar o acesso à castração e reduzir casos de abandono e maus-tratos. O texto será encaminhado ao governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Detalhamento da proposta

De acordo com o projeto, o Governo do Estado deverá realizar campanhas permanentes de informação sobre os benefícios da castração para a saúde dos animais, destacando sua importância na prevenção de diferentes tipos de câncer.

A medida também determina que o Executivo facilite o acesso à castração por meio de parcerias com municípios, instituições de ensino e organizações da sociedade civil, garantindo atendimento a animais domésticos e de rua, especialmente os pertencentes a famílias de baixa renda.

O projeto complementa a Lei 9.136/2020, que já autoriza o Estado a celebrar convênios para ampliar o atendimento veterinário gratuito.

Impacto esperado

Segundo o deputado Danniel Librelon, a esterilização tem impacto direto na redução do abandono e dos maus-tratos, pois evita a reprodução descontrolada. Além disso, a castração é fundamental para a qualidade de vida dos animais, prevenindo doenças graves como câncer de mama, de próstata e de útero.

“O excesso de procriação está intimamente ligado ao número crescente de animais abandonados. Com a campanha, queremos reduzir o abandono, proteger a saúde dos animais e conscientizar a população sobre o cuidado responsável”, destacou Librelon.

Próximos passos

Caso seja sancionada, a campanha deverá ser regulamentada por decreto do Executivo, detalhando a forma de execução das ações educativas e dos mutirões de castração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Família de idosa denuncia cobrança indevida; motorista devolve valor, nega fraude e caso provoca debate sobre pagamentos via Pix.

Município arrecadou R$ 2 bilhões em royalties do petróleo, porém bairros periféricos ainda convivem com esgoto a céu aberto e ruas sem asfalto.

Últimas notícias
rj1-tv1
Diarista tem TV roubada ao fugir de incêndio na Lapa e desabafa: “a gente tava na luta fugindo do fogo”

Eletrodoméstico foi retirado de apartamento vizinho a boate incendiada quando motorista aproveitou o caos e fugiu. Incêndio mobilizou bombeiros e deixou um homem ferido.

bdrj-limpo-20260123-0545-frame-186525
Homem em situação de rua destrói carros estacionados em Copacabana durante a noite

Agressor usou uma barra de ferro para quebrar vidros e amassar veículos na Rua Santa Clara, próximo à Rua Tonelero.

gettyimages-1483904152.jpg_554688468
Proposta do Flamengo não agrada ao West Ham, que pede mais por Lucas Paquetá

Clube inglês exige 45 milhões de euros e só aceita liberar o meia após o fim da temporada europeia