Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Projeto de Danniel Librelon garante ações educativas, incentivo à castração e parcerias para ampliar atendimento veterinário no estado.

Foto: Por Thiago Lontra

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (04/09), em segunda discussão, o Projeto de Lei 3.433/2020, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), que institui a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Castração e Combate ao Câncer em Animais. O objetivo é promover ações educativas, ampliar o acesso à castração e reduzir casos de abandono e maus-tratos. O texto será encaminhado ao governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Detalhamento da proposta

De acordo com o projeto, o Governo do Estado deverá realizar campanhas permanentes de informação sobre os benefícios da castração para a saúde dos animais, destacando sua importância na prevenção de diferentes tipos de câncer.

A medida também determina que o Executivo facilite o acesso à castração por meio de parcerias com municípios, instituições de ensino e organizações da sociedade civil, garantindo atendimento a animais domésticos e de rua, especialmente os pertencentes a famílias de baixa renda.

O projeto complementa a Lei 9.136/2020, que já autoriza o Estado a celebrar convênios para ampliar o atendimento veterinário gratuito.

Impacto esperado

Segundo o deputado Danniel Librelon, a esterilização tem impacto direto na redução do abandono e dos maus-tratos, pois evita a reprodução descontrolada. Além disso, a castração é fundamental para a qualidade de vida dos animais, prevenindo doenças graves como câncer de mama, de próstata e de útero.

“O excesso de procriação está intimamente ligado ao número crescente de animais abandonados. Com a campanha, queremos reduzir o abandono, proteger a saúde dos animais e conscientizar a população sobre o cuidado responsável”, destacou Librelon.

Próximos passos

Caso seja sancionada, a campanha deverá ser regulamentada por decreto do Executivo, detalhando a forma de execução das ações educativas e dos mutirões de castração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.