Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Audiência pública nesta quinta-feira (28) discutirá os detalhes do PLC nº 56/2025, que propõe a substituição de BRTs por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e tecnologia similar.

A Comissão Permanente de Transportes e Trânsito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro realiza, nesta quinta-feira (28), às 10h, uma audiência pública crucial para o futuro do transporte público na cidade. A reunião no plenário do Palácio Pedro Ernesto vai debater o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 56/2025, que autoriza a substituição do sistema atual de ônibus articulados (BRT) por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) ou tecnologias similares.

Substituição dos BRTs por VLTs

O PLC nº 56/2025, protocolado pelo Poder Executivo no início de agosto, visa transformar o sistema de transporte coletivo nos corredores Transcarioca, Transoeste e outras possíveis expansões. A proposta sugere a implementação de VLTs ou modais de tecnologia semelhante, em uma Parceria Público-Privada (PPP) que será liderada pela iniciativa privada.

Expectativa de modernização e eficiência

A expectativa é que, durante a audiência, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresente explicações detalhadas sobre o projeto e tire dúvidas tanto de parlamentares quanto da sociedade civil. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal da Rio TV Câmara no YouTube, permitindo um acompanhamento amplo e transparente.

Vantagens e impacto no transporte público

Entre os benefícios do projeto, o município destaca a maior pontualidade, redução de emissões poluentes, e o aumento do conforto para os passageiros. A integração do VLT ao sistema de transporte também promete otimizar a circulação de pessoas pela cidade, além de minimizar os impactos urbanos, uma vez que a infraestrutura existente dos BRTs poderá ser aproveitada.

Concessão e investimentos da iniciativa privada

Com o modelo de concessão patrocinada, o investimento em infraestrutura, operação e manutenção do novo sistema ficará a cargo da iniciativa privada. O projeto visa garantir uma operação mais eficiente e sem custos para o poder público, ao mesmo tempo em que abre oportunidades de ampliação do sistema de transporte para outras áreas da cidade.

Após a audiência, os vereadores decidirão se apresentarão emendas ao PLC, que poderá avançar para as próximas etapas legislativas.

Fontes: camara.rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.