Zagueiro Bastos passa por cirurgia — Foto: Reprodução
Sem Kaio Pantaleão, que já está fora da temporada por ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o Botafogo contava com Bastos como solução para a zaga. Titular em 2024, o zagueiro angolano sofreu uma lesão no joelho em fevereiro, durante o Carioca, e desde então está afastado. O clube definiu o caso como “lesão complexa”.
A expectativa inicial era de retorno no começo de outubro, mas Bastos sequer realiza trabalhos com bola. O agravamento da lesão indica que o defensor não atuará em 2025, devendo voltar apenas na próxima temporada.
Em fevereiro, o departamento médico do Alvinegro indicou cirurgia, mas Bastos optou por tratamento conservador, assinando termo de consentimento para não operar e seguindo protocolo alternativo no Núcleo de Saúde e Performance do clube.
O zagueiro chegou a ser inscrito para a Copa do Mundo de Clubes, mas durante os treinos nos Estados Unidos voltou a sentir dores e, finalmente, decidiu realizar o procedimento cirúrgico. Bastos passou pela operação em hospital na Itália, acompanhada pelo médico do clube Tiago Carminatti.
A cirurgia ocorreu em 2 de julho e, na época, a previsão era de retorno em três meses, no início de outubro. No entanto, após reavaliação na reapresentação no fim de agosto, o clube adiou o prazo. Atualmente, Bastos segue em fisioterapia e não faz trabalhos avançados de transição, com retorno integral previsto apenas para o início de 2026.