Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Facção protegia criminoso no Complexo da Maré; ele é suspeito de dezenas de assassinatos

foto: reprodução

Marcelo Maciel Araújo, conhecido como “Bola de Fogo”, foi preso na sexta-feira (7) durante uma operação da Polícia Militar do Rio de Janeiro no Complexo da Maré. O criminoso, de 38 anos, é apontado como um dos principais matadores do Comando Vermelho (CV) e estava sendo protegido pela facção. Ele é suspeito de envolvimento em mais de dez homicídios, principalmente no Ceará.

Operação e Captura

Unidades de elite da Polícia Militar fluminense localizaram Bola de Fogo em um dos maiores redutos do CV na capital carioca. Ele fugiu para o Rio de Janeiro após participar de diversos assassinatos em Crateús, no interior cearense. As investigações apontam que a cúpula do Comando Vermelho determinava execuções de rivais na região Nordeste e contava com a obediência de Bola de Fogo.

Histórico de Crimes

Entre os homicídios atribuídos ao criminoso estão a morte de Rayssa Vieira Moreira, de 17 anos, e de Francisco de Assis Bezerra Alves, conhecido como “Chico Macaco”, de 49 anos. No primeiro crime, quatro traficantes armados invadiram a casa da vítima, a retiraram à força e a executaram a tiros no meio da rua. No segundo, dois assassinos dispararam contra Chico Macaco dentro de um mercado, atingindo principalmente sua cabeça. Bola de Fogo teria prestado apoio direto na ação.

Além dessas execuções, ele é investigado por diversos outros homicídios cometidos entre 2022 e 2023 em Crateús.

Condenações e Antecedentes

Bola de Fogo tem duas condenações no Ceará, totalizando 20 anos e 9 meses de prisão, por roubos, incluindo um caso de lesão corporal grave. Em um desses crimes, ele e um comparsa atiraram em um homem durante uma tentativa de assalto em Crateús, em 2006. O criminoso acumulava três inquéritos policiais por roubo entre 2005 e 2006.

Apesar das sentenças, ele conseguiu a progressão para o regime aberto antes de fugir para o Rio de Janeiro.

O que acontece agora?

A Polícia Militar do Rio de Janeiro não divulgou mais detalhes sobre a prisão. A expectativa é que Bola de Fogo seja transferido para o Ceará, onde responde pelos crimes.

Fonte: metropoles.com/diariodonordeste.verdesmares.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Troca de tiros em Vila Nova termina com apreensão de drogas, arma e munições; jovem de 20 anos é baleado e adolescente é detido.

Ação da Draco em Pedra de Guaratiba resulta em apreensão de armas e veículos roubados.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T095006.947
Mudanças no Imposto de Renda Isentam 861 Mil Contribuintes no Rio de Janeiro

Lei sancionada por Lula amplia isenção do Imposto de Renda e beneficia mais de 2 milhões de pessoas no estado. A mudança visa aliviar a carga tributária sobre rendas mais baixas.

IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T093705.112
Operação da Polícia Civil Desmantela Esquema Ilegal de Venda de Gás no Complexo do Lins

Ação investiga ligação com o Comando Vermelho e já resultou na apreensão de 700 botijões e uma série de prisões no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T092940.074
MP deflagra operação contra facção do RJ envolvida em disputa territorial violenta no Oeste potiguar

Ação Leviatã cumpre mandados em Mossoró e Baraúna e investiga avanço de organização criminosa carioca em confronto com grupo local.