Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Trecho entre as estações Dois Irmãos e Silvestre será reaberto em 27 de outubro, permitindo conexão inédita com o Cristo Redentor e passeio inaugural para convidados.

Foto: Júlia Aguiar

O bondinho de Santa Teresa, que circula desde 1896, está em obras há 12 anos. O trecho entre Dois Irmãos e Silvestre será reativado no dia 27 de outubro, com passeio inaugural para convidados.

A reabertura permitirá a conexão com a estação do Trem do Corcovado, interrompida há mais de 50 anos, oferecendo acesso direto ao Cristo Redentor.

Antes de integrar a conexão, passageiros poderão aproveitar o trajeto de cinco quilômetros entre Dois Irmãos e Silvestre, observando Santa Teresa e a Floresta da Tijuca.

Modernização e segurança

O percurso recebeu novos trilhos semelhantes aos do VLT Carioca, com menor ruído, iluminação pública em LED e manutenção completa da via, garantindo operação segura.

O trajeto ainda precisa de 300 metros de trilhos para conexão total com a Carioca, que ficou desativada desde 2008 devido a furtos de cabos e peças metálicas.

Hoje, os bondes transportam 1.800 pessoas durante a semana e 2.200 aos fins de semana, com tarifa de R$ 20. Moradores cadastrados circulam gratuitamente.

Impacto turístico e cultural

No Silvestre, o bondinho possibilitará um passeio sunset, com bar e, até o fim de 2026, hotel boutique com oito quartos e restaurante, segundo Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado.

A estação também facilita o acesso à trilha do Rio Carioca, preservando um ponto histórico de abastecimento do Rio de Janeiro.

O trajeto valoriza o turismo sustentável, permitindo que visitantes conheçam a história, a arte e o verde de Santa Teresa sem depender de ônibus.

Patrimônio e comunidade

Moradores e frequentadores destacam a importância do bondinho para a identidade do bairro, preservando tradição e oferecendo transporte seguro e eficiente.

Amir Haddad, morador há 50 anos, ressalta que a operação deve contemplar tráfego turístico e local, mantendo equilíbrio entre visitantes e moradores.

A Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast) reforça que a prioridade é garantir vagas suficientes para residentes, mesmo após a reabertura oficial.

Conexão cultural: Arte de Portas Abertas

Paralelamente, termina neste fim de semana a 33ª edição do Arte de Portas Abertas, com obras de 180 artistas, exposições em ateliês, galerias e museus, reforçando o charme cultural de Santa Teresa.

O festival permite que visitantes vivenciem arte, história e a atmosfera única do bairro, promovendo turismo cultural e sustentável em paralelo à modernização do bondinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Chuvas intensas e ventos fortes fecham Guarulhos e obrigam delegação rubro-negra a sobrevoar São José dos Campos.

ncêndio foi controlado pelos bombeiros, não deixou feridos e levou a prefeitura a abrir procedimento administrativo.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (2)
Criminosos sequestram ônibus e montam barricadas em Madureira para impedir ação policial

Criminosos renderam motoristas, fecharam vias estratégicas e afetaram dezenas de linhas de ônibus e o BRT na Zona Norte do Rio.

whatsapp-image-2023-11-01-at-15.57.33
Estudante de enfermagem queimada viva: ex-marido começa a ser julgado no Rio

Raphaela Salsa Ferreira Dias de Oliveira foi encontrada carbonizada após desaparecer na Zona Oeste do Rio em 2023; laudo aponta que ela foi queimada ainda com vida.

IMAGENS PARA O SITE (1)
Motoboy é morto a tiros durante assalto em São João de Meriti; terceiro caso em menos de uma semana

Jovem de 24 anos trabalhava por aplicativo quando foi abordado por criminosos no Centro da cidade, na Baixada Fluminense.