Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Segundo voo com deportados chega ao Brasil; governo critica tratamento e cobra mudanças.

Voo com deportados brasileiros dos Estados Unidos pousa em Fortaleza. — Foto: Kid Kunior/Sistema Verdes Mares

O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou em Fortaleza nesta sexta-feira (7), trazendo 111 passageiros que enfrentaram uma jornada difícil. De acordo com Mitchelle Benevides Meira, secretária da Diversidade do Ceará, alguns deportados ficaram 12 horas sem alimentação e viajaram algemados. O governo brasileiro classificou a situação como “degradante” e exige mudanças no tratamento desses cidadãos.

Condições da viagem geram críticas

Os deportados embarcaram no estado da Louisiana, com uma escala em Porto Rico, antes de seguirem para Fortaleza. Segundo a secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, todos chegaram sem algemas, pois elas foram retiradas assim que o avião pousou. No entanto, relatos apontam que, durante a viagem, os passageiros permaneceram algemados nas mãos e nos pés.

Assistência aos repatriados

Após o desembarque, os brasileiros receberam atendimento médico e alimentação. Parte do grupo seguiu para Belo Horizonte em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). As autoridades também auxiliaram os deportados a entrarem em contato com seus familiares.

O governo Lula tem pressionado os Estados Unidos para garantir um tratamento mais humanizado. Um grupo de trabalho foi criado em parceria com a embaixada americana para discutir soluções para futuros voos.

Aumento das deportações

Desde 2020, os Estados Unidos já deportaram mais de 7.500 brasileiros em 94 voos. O aumento das expulsões reflete políticas mais rígidas de imigração, reforçadas pelo governo de Donald Trump. A recente convocação do encarregado de negócios dos EUA no Brasil para prestar esclarecimentos marcou um episódio de tensão diplomática entre os dois países.

fonte: istoe.com.br/g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.