Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Projetos de lei incluem medidas para eficiência pública, apoio a profissionais da educação, melhorias no transporte e apoio a causas sociais.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quarta-feira (2), um conjunto de projetos que visam promover inovação, melhoria no serviço público e a criação de políticas sociais e culturais relevantes para a cidade. Entre as propostas destacam-se a implementação de um programa sobre o uso responsável da inteligência artificial (IA) no setor público e iniciativas para apoiar a saúde mental dos servidores municipais.

Uso Responsável da Inteligência Artificial no Setor Público

O Projeto de Lei 2970/2024 foi aprovado em segunda discussão, estabelecendo o Programa Sobre o Uso Responsável da Inteligência Artificial no setor público. Proposto pelo vereador Vitor Hugo (MDB), o programa tem como objetivo modernizar a administração pública com o uso de tecnologias de IA, melhorando a eficiência, a transparência e reduzindo custos. O vereador destacou que a intenção é criar um marco regulatório que oriente o uso da IA pelos órgãos municipais de forma ética e alinhada aos princípios democráticos.

O programa também prevê diretrizes como investimentos em pesquisa e desenvolvimento de IA, revisão das estruturas políticas e legislativas para a adoção de novas tecnologias, incentivo à interoperabilidade entre sistemas e capacitação profissional. O projeto visa simplificar processos administrativos, favorecendo a desburocratização e promovendo um crescimento econômico sustentável e inclusivo.

Inovações para a Saúde e Bem-Estar dos Profissionais

Além da IA, a Câmara aprovou outras propostas significativas para a cidade. O Projeto de Lei 2270/2023 cria o Programa Municipal de Apoio Psicológico e Jurídico a professores e profissionais da rede pública de ensino, vítimas de violência nas escolas. Com o aumento das agressões no ambiente escolar, a proposta visa oferecer apoio gratuito aos educadores, buscando melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, a qualidade do ensino público.

Tecnologia no Transporte Público e Saúde Mental

Em outra frente, o Projeto de Lei 1377/2019 obriga as linhas de ônibus da cidade a instalar painéis com indicadores de velocidade, promovendo mais transparência e segurança para os passageiros. As empresas terão um prazo de dois anos para adaptar toda a frota.

A Câmara também aprovou a criação de um Painel de Monitoramento da Saúde Mental dos Profissionais da Rede Pública, estabelecendo um sistema para acompanhar o bem-estar dos servidores públicos da educação, saúde e assistência social. A medida busca garantir melhores condições para quem trabalha em serviços essenciais para a população.

Homenagens e Cultura na Cidade

Além dos projetos voltados para a gestão pública, a Câmara aprovou propostas culturais significativas. O Projeto de Lei 2809/2024 homenageia Mário Jorge Lobo Zagallo, uma lenda do futebol, ao dar seu nome a um equipamento esportivo na cidade. O ex-jogador e treinador, falecido em 2024, será lembrado por suas conquistas históricas, incluindo quatro títulos de Copa do Mundo.

Outros projetos aprovados incluem a criação de um programa de distribuição gratuita de protetores auriculares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a implementação da Terapia do Riso em unidades públicas de saúde e casas de convivência para idosos.

Fontes: camara.rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.