Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Governador institui plataforma única para integrar informações da Polícia Civil, Militar e segurança pública no estado.

O governador Cláudio Castro instituiu o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) por decreto publicado em 29 de julho. Ele passou a ser a base única para registro e integração de dados operacionais das forças policiais e órgãos de justiça. A medida obrigou a Polícia Civil, a Polícia Militar e demais instituições a migrar sistemas existentes para o Sisp e proibiu qualquer plataforma paralela.

Objetivos e abrangência

O objetivo consiste em acelerar o atendimento ao cidadão, promover atuação mais integrada e subsidiar políticas públicas de segurança. O sistema será gerido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com apoio técnico do Proderj. Além disso, poderá integrar órgãos do sistema de justiça criminal.

Coordenação e prazos

Foi criada a Coordenadoria‑Geral do Sisp dentro da Sesp. O órgão supervisionará o planejamento estratégico, auditoria de acessos e treinamentos sem gerar aumento de despesas. Secretarias terão 180 dias para migrar sistemas para a nova plataforma a partir da implantação do Sisp.

Convênios e regulamentação

A Secretaria pode firmar convênios com entidades externas cujo banco de dados atenda ao interesse da segurança pública estadual. A regulamentação completa e diretrizes complementares serão definidas por ato normativo específico da Sesp.

Fontes: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Troca de tiros em Vila Nova termina com apreensão de drogas, arma e munições; jovem de 20 anos é baleado e adolescente é detido.

Ação da Draco em Pedra de Guaratiba resulta em apreensão de armas e veículos roubados.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T095006.947
Mudanças no Imposto de Renda Isentam 861 Mil Contribuintes no Rio de Janeiro

Lei sancionada por Lula amplia isenção do Imposto de Renda e beneficia mais de 2 milhões de pessoas no estado. A mudança visa aliviar a carga tributária sobre rendas mais baixas.

IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T093705.112
Operação da Polícia Civil Desmantela Esquema Ilegal de Venda de Gás no Complexo do Lins

Ação investiga ligação com o Comando Vermelho e já resultou na apreensão de 700 botijões e uma série de prisões no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T092940.074
MP deflagra operação contra facção do RJ envolvida em disputa territorial violenta no Oeste potiguar

Ação Leviatã cumpre mandados em Mossoró e Baraúna e investiga avanço de organização criminosa carioca em confronto com grupo local.