Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Interrupção vai das 0h às 20h do dia 20; moradores devem economizar água, pois normalização pode demorar até 72 horas em áreas elevadas.

Foto: Luiz Alvarenga/Divulgação Cedae
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) vai suspender a produção de água tratada no Sistema Guandu nesta terça-feira (20), entre meia-noite e 20h. A paralisação afeta o fornecimento em toda a cidade do Rio de Janeiro e em sete municípios da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti.

A medida visa realizar uma série de intervenções preventivas e estruturais para modernizar o sistema. Técnicos da companhia vão instalar macromedidores — equipamentos que permitem medir grandes volumes de água com mais precisão. Além disso, serão feitos ajustes técnicos, reparos estruturais e ações para reduzir perdas no sistema.

Serviços emergenciais e orientação à população
Durante o período de manutenção, o abastecimento será interrompido, o que impactará residências, comércios e serviços. Em contrapartida, a Cedae informou que enviará caminhões-pipa para unidades de saúde e serviços essenciais.

A companhia orienta a população a armazenar água com antecedência para suprir necessidades básicas. Recomenda também evitar atividades com alto consumo de água, como lavar carros ou roupas. O uso consciente é essencial para minimizar impactos.

Abastecimento será retomado de forma gradual
O restabelecimento da distribuição de água deve começar após a conclusão da manutenção, às 20h de terça-feira. Porém, o retorno será progressivo. Em regiões mais elevadas ou nas pontas da rede, a normalização pode levar até 72 horas ou mais, segundo a Cedae.

Concessionárias também realizam melhorias
As concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento também aproveitarão a paralisação para realizar obras em suas respectivas áreas de atuação:

  • Águas do Rio, responsável por parte da capital e da Baixada, executará mais de 40 ações operacionais em bairros do Centro, Zonas Norte e Sul, além da Baixada Fluminense.
  • Iguá, que atende 18 bairros da Zona Oeste, priorizará o abastecimento a serviços essenciais como hospitais e escolas, durante e após a paralisação.
  • Rio+Saneamento, com atuação em 24 bairros da Zona Oeste, realizará substituição de válvulas, registros e reparos em vazamentos.

Em todas as regiões, o prazo estimado para o retorno completo do fornecimento de água gira em torno de até 72 horas, podendo variar conforme o relevo e a localização dos imóveis.

Canais de atendimento ao consumidor
As empresas disponibilizam canais gratuitos de atendimento para dúvidas e solicitações:

  • Águas do Rio: 0800 195 0 195
  • Iguá: 0800 400 0509
  • Rio+Saneamento: 0800 772 1025

Fontes:
cidadedeniteroi.com
cbn.globo.com
oglobo.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crime aconteceu dentro da casa da vítima; suspeito foi localizado enquanto trabalhava em shopping

Troca de tiros termina com um suspeito morto, oito pessoas feridas e ao menos cinco veículos atingidos na Zona Norte do Rio

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (10)
Vasco resiste à saída de Rayan, e Bournemouth aguarda definição nesta semana

Clube inglês acena com proposta que pode chegar a 35 milhões de euros, enquanto diretoria vascaína tenta segurar o atacante e buscar valores mais altos

IMAGENS PARA O SITE (11)
Embarcação com seis pescadores desaparece após sair de Niterói; buscas se concentram em Maricá

Embarcação Funelli deveria retornar nesta semana; Marinha mantém operação de busca e salvamento.

IMAGENS PARA O SITE (10)
Queda de helicóptero em Guaratiba deixa três pilotos mortos; vítimas eram da FAB, Bombeiros e aviação civil

Aeronave fazia voo de instrução quando caiu em área de mata na Zona Oeste do Rio de Janeiro.