Foto: Reprodução/ TV Globo
A Cedae realizará, na próxima terça-feira (25), a manutenção anual do Sistema Guandu, responsável por abastecer grande parte da Região Metropolitana do Rio. A companhia interromperá o fornecimento de água entre 2h e 20h para executar uma série de intervenções essenciais na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e na Elevatória do Lameirão.
A suspensão atingirá moradores do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Queimados. Diante da paralisação temporária, a Cedae pede que a população economize água e adie atividades de alto consumo.
Mais de 100 serviços e uma força-tarefa de 500 profissionais
Durante a parada programada, técnicos executarão cerca de 100 serviços. As ações incluem:
- instalação de novos equipamentos;
- ajustes eletromecânicos;
- inspeções de segurança;
- revisão e substituição de peças;
- limpeza de estruturas que ficam inacessíveis em períodos de operação contínua.
As equipes também realizarão manutenções preventivas para garantir a segurança operacional do maior sistema de produção de água potável do país.
Retomada do abastecimento será gradual
Após o término das intervenções, a Cedae retomará a operação do Sistema Guandu de forma gradual, com previsão de atingir 100% da capacidade até 2h de quarta-feira (26).
O fornecimento nas residências, no entanto, depende da atuação das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, responsáveis pela distribuição em suas áreas.
A recomendação é que moradores armazenem água antes da manutenção e evitem desperdícios ao longo do dia.
Intervenções da Rio+Saneamento
A concessionária Rio+Saneamento também aproveitará a parada para implementar 40 serviços próprios na Zona Oeste do Rio. As ações envolverão:
- substituição de equipamentos;
- troca de registros;
- reparo de vazamentos;
- adequações operacionais para melhorar a regularidade do abastecimento.
Durante o período, o fornecimento será afetado nos seguintes bairros:
Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jabour, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos e Sepetiba.
A normalização ocorrerá gradualmente ao longo da quarta-feira.