Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Comlurb reforça limpeza no Rio e aplica 71 multas no segundo fim de semana de blocos de rua.

Durante o segundo fim de semana oficial dos blocos de rua no Rio de Janeiro, a Comlurb retirou 31 toneladas de resíduos das ruas. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, o volume total de resíduos coletados desde o início do Carnaval, em 1º de fevereiro, chegou a 59 toneladas. A limpeza incluiu não só os desfiles, mas também as áreas externas do Sambódromo, que receberam os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial.

Entre os blocos que geraram maior quantidade de resíduos, destacaram-se o Chame Gente de São Conrado (7,8 toneladas), os ensaios técnicos no Sambódromo (6,4 toneladas) e o megabloco SeráQAbre? (5,4 toneladas). A operação de limpeza tem sido essencial para garantir que o Carnaval carioca se mantenha organizado e atraente para os foliões e turistas.

Além do trabalho de coleta, a Comlurb aplicou 61 autuações por urinar em via pública e 10 por descarte irregular de pequenos resíduos. Ao todo, 71 multas foram aplicadas no segundo fim de semana, com um total de 105 autuações nos dois primeiros fins de semana de Carnaval. As multas por urinar nas ruas são de R$ 805,07 e, por descartar resíduos de forma inadequada, R$ 293,85.

A megaoperação de limpeza da Comlurb abrange todas as áreas por onde os blocos passam. O serviço inclui varrição mecanizada, lavagem das vias, esvaziamento de papeleiras e remoção de resíduos. Para melhorar a experiência do público, os garis utilizam pulverizadores com essência de eucalipto nas áreas de concentração. A companhia destinou 20 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto para o Carnaval deste ano, volume que é o dobro do utilizado em 2024.

Cada tipo de bloco tem um protocolo operacional de limpeza específico. Nos megablocos, o efetivo pode chegar a até 160 garis e 16 agentes de limpeza. Ao longo de toda a festividade, a Comlurb contará com 7.500 garis e 73 agentes, além de uma infraestrutura reforçada. Serão utilizados 10 mil contêineres de 240 litros e 1.000 de 1.200 litros, além de 62 caminhões compactadores e 16 caminhões satélites. A limpeza das ruas, inclusive com água de reuso, é realizada por meio de 52 veículos, incluindo pipas d’água e vans lava-jato.

A Comlurb também faz a limpeza e higienização dos postos médicos, que atendem o público durante os ensaios técnicos e os desfiles dos megablocos. Para garantir a eficiência da operação, dois garis são designados para cada um dos seis postos médicos do centro e Sambódromo. A fiscalização também não para e, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, quem for flagrado praticando infrações pode ser multado.

A operação de limpeza da Comlurb segue até o último dia de folia, em 9 de março, com o Monobloco, garantindo a continuidade do trabalho de limpeza. A companhia se prepara para manter a cidade limpa até o último momento da festa.

Fontes: diariodorio.com/prefeitura.rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.