Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Projeto de trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo promete revolucionar transporte e gerar impacto econômico de R$ 168 bilhões.

O tão aguardado projeto do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, que promete cortar o tempo de viagem entre as duas capitais para apenas 105 minutos, segue em andamento com novas revelações. Com previsão de início de operação em 2032, a proposta tem atraído atenção por seu impacto no transporte e economia do país. A TAV Brasil, empresa responsável pela construção e operação, estima um investimento de R$ 60 bilhões para viabilizar a obra de 417 quilômetros de trilhos. O CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, anunciou que a passagem de ida será de R$ 500, e o trajeto de ida e volta sairá por R$ 1.000. Viagens mais curtas, como para Volta Redonda (RJ) ou São José dos Campos (SP), terão preços mais acessíveis, de R$ 250 por trecho.

Expectativa e Impacto Econômico

A expectativa é que o trem alcance até 320 km/h, proporcionando uma viagem rápida e confortável entre duas das cidades mais dinâmicas do Brasil. O projeto contempla a construção de quatro estações: Rio de Janeiro, São Paulo, Volta Redonda e São José dos Campos, com as localizações ainda sujeitas a aprovação das prefeituras locais. A TAV Brasil, autorizada pelo governo federal a explorar o serviço por 99 anos, aposta em um modelo sustentável de exploração, com investimentos em empreendimentos imobiliários nas áreas ao redor das estações. A estimativa é de que essas parcerias imobiliárias gerem R$ 27,3 bilhões em receita adicional.

Desafios e Parcerias Internacionais

O trem-bala tem o potencial de impulsionar as economias das regiões que concentram 38 milhões de habitantes e representam cerca de 30% do PIB nacional. O impacto econômico estimado é de R$ 168 bilhões, além da criação de 130 mil empregos diretos e indiretos e R$ 46 bilhões em arrecadação de impostos até 2055. Para garantir a viabilidade do projeto, a TAV Brasil está em negociações com empresas de diversos países, incluindo China, Espanha e fundos árabes, com o objetivo de viabilizar os aportes necessários.

Conclusão e Perspectivas Futuras

Atualmente, a TAV Brasil finaliza o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), com previsão de conclusão até o final de 2026. O projeto conta com o apoio do governo federal, que pode reconhecer a iniciativa como prioritária, facilitando o processo de licenciamento e financiamento. A inclusão do trem-bala no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) seria crucial para acelerar as etapas de licenciamento e desapropriação.

Caso o cronograma seja cumprido, o trem-bala Rio-SP pode finalmente se tornar realidade, 80 anos após o lançamento do primeiro trem-bala no Japão e duas décadas após o início das tentativas brasileiras de viabilizar esse meio de transporte.

Fontes: exame.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.