O tão aguardado projeto do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, que promete cortar o tempo de viagem entre as duas capitais para apenas 105 minutos, segue em andamento com novas revelações. Com previsão de início de operação em 2032, a proposta tem atraído atenção por seu impacto no transporte e economia do país. A TAV Brasil, empresa responsável pela construção e operação, estima um investimento de R$ 60 bilhões para viabilizar a obra de 417 quilômetros de trilhos. O CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, anunciou que a passagem de ida será de R$ 500, e o trajeto de ida e volta sairá por R$ 1.000. Viagens mais curtas, como para Volta Redonda (RJ) ou São José dos Campos (SP), terão preços mais acessíveis, de R$ 250 por trecho.
Expectativa e Impacto Econômico
A expectativa é que o trem alcance até 320 km/h, proporcionando uma viagem rápida e confortável entre duas das cidades mais dinâmicas do Brasil. O projeto contempla a construção de quatro estações: Rio de Janeiro, São Paulo, Volta Redonda e São José dos Campos, com as localizações ainda sujeitas a aprovação das prefeituras locais. A TAV Brasil, autorizada pelo governo federal a explorar o serviço por 99 anos, aposta em um modelo sustentável de exploração, com investimentos em empreendimentos imobiliários nas áreas ao redor das estações. A estimativa é de que essas parcerias imobiliárias gerem R$ 27,3 bilhões em receita adicional.
Desafios e Parcerias Internacionais
O trem-bala tem o potencial de impulsionar as economias das regiões que concentram 38 milhões de habitantes e representam cerca de 30% do PIB nacional. O impacto econômico estimado é de R$ 168 bilhões, além da criação de 130 mil empregos diretos e indiretos e R$ 46 bilhões em arrecadação de impostos até 2055. Para garantir a viabilidade do projeto, a TAV Brasil está em negociações com empresas de diversos países, incluindo China, Espanha e fundos árabes, com o objetivo de viabilizar os aportes necessários.
Conclusão e Perspectivas Futuras
Atualmente, a TAV Brasil finaliza o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), com previsão de conclusão até o final de 2026. O projeto conta com o apoio do governo federal, que pode reconhecer a iniciativa como prioritária, facilitando o processo de licenciamento e financiamento. A inclusão do trem-bala no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) seria crucial para acelerar as etapas de licenciamento e desapropriação.
Caso o cronograma seja cumprido, o trem-bala Rio-SP pode finalmente se tornar realidade, 80 anos após o lançamento do primeiro trem-bala no Japão e duas décadas após o início das tentativas brasileiras de viabilizar esse meio de transporte.
Fontes: exame.com