Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Startup de inteligência artificial estaria compartilhando dados sensíveis com o governo chinês, burlando restrições dos EUA, e utilizando tecnologia proibida.

A DeepSeek, empresa especializada em inteligência artificial, está sendo acusada de colaborar com operações de espionagem do governo chinês. De acordo com uma denúncia publicada pela Reuters nesta segunda-feira (23), a startup estaria fornecendo dados estratégicos que apoiam as atividades de inteligência e militares da China. A informação foi confirmada por uma fonte anônima do Departamento de Estado dos EUA.

Tecnologias Proibidas

A acusação inclui o uso de processadores fabricados pela Nvidia, cuja venda para empresas chinesas está restrita desde 2022. A DeepSeek teria contornado essas limitações ao utilizar empresas de fachada no Sudeste Asiático para acessar os chips H100 da Nvidia. Este uso de tecnologia avançada viola diretamente as restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos.

Compartilhamento Voluntário de Dados

As autoridades americanas suspeitam que a DeepSeek não só compartilha dados com o governo chinês, como faz isso de maneira voluntária, sem qualquer solicitação formal. O governo chinês exige que as empresas locais forneçam dados à inteligência do país, mas a denúncia aponta que a DeepSeek teria ido além, compartilhando informações dos usuários de sua IA sem a solicitação explícita de Pequim.

Além disso, análises das políticas de privacidade da plataforma revelaram o compartilhamento de dados com a China Mobile, outra gigante do setor de telecomunicações controlada pelo governo chinês.

De acordo com os registros de compras, a DeepSeek foi mencionada mais de 150 vezes em documentos relacionados a aquisições feitas pelo Exército de Libertação Popular da China (ELP) e outras entidades ligadas à área de defesa. Isso levanta novas suspeitas sobre o papel da empresa no apoio ao governo chinês.

Apesar das evidências, a Casa Branca não tem planos de impor sanções contra a startup ou aumentar as restrições ao uso de tecnologias desenvolvidas por empresas americanas, como a Nvidia.

Censura e Bloqueio de IA

A DeepSeek também é alvo de acusações de censura. Países como Itália, Coreia do Sul, Taiwan e Austrália já proibiram o uso da IA em dispositivos oficiais, temendo que informações sensíveis possam ser acessadas pelas autoridades chinesas. Testes realizados por veículos de imprensa, como o TecMundo, demonstraram que a IA chinesa omite ou modifica informações relacionadas a temas sensíveis, como o tratamento de questões políticas internas da China.

Essas preocupações com a privacidade e segurança levaram até a OpenAI, empresa responsável pelo chatbot rival ChatGPT, a sugerir ao governo Trump a proibição da DeepSeek nos Estados Unidos. Um relatório divulgado em março indicou que a IA chinesa representa sérios riscos à privacidade dos usuários.

Reações das Empresas e Governo Chinês

O porta-voz da Nvidia reiterou que a empresa não apoia a utilização de seus chips por empresas sujeitas a restrições do governo dos EUA. A DeepSeek, por sua vez, se manteve em silêncio sobre as acusações, assim como as autoridades chinesas, que não responderam aos pedidos de comentário.

Fontes: tecmundo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crime aconteceu dentro da casa da vítima; suspeito foi localizado enquanto trabalhava em shopping

Troca de tiros termina com um suspeito morto, oito pessoas feridas e ao menos cinco veículos atingidos na Zona Norte do Rio

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (10)
Vasco resiste à saída de Rayan, e Bournemouth aguarda definição nesta semana

Clube inglês acena com proposta que pode chegar a 35 milhões de euros, enquanto diretoria vascaína tenta segurar o atacante e buscar valores mais altos

IMAGENS PARA O SITE (11)
Embarcação com seis pescadores desaparece após sair de Niterói; buscas se concentram em Maricá

Embarcação Funelli deveria retornar nesta semana; Marinha mantém operação de busca e salvamento.

IMAGENS PARA O SITE (10)
Queda de helicóptero em Guaratiba deixa três pilotos mortos; vítimas eram da FAB, Bombeiros e aviação civil

Aeronave fazia voo de instrução quando caiu em área de mata na Zona Oeste do Rio de Janeiro.