Foto: Divulgação/CBMERJ
Um desabamento parcial atingiu a parte interna de um sobrado na madrugada desta segunda-feira (8) no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro, deixando ao menos 16 pessoas feridas e mobilizando uma grande operação de resgate. O acidente ocorreu por volta das 4h30, na Rua Tavares Bastos, próximo à esquina com a Rua Bento Lisboa, quando a estrutura dos fundos de um imóvel residencial antigo cedeu, soterrando moradores.
Entre os feridos, um jovem de 20 anos ficou quase cinco horas sob os escombros, sendo o último a ser resgatado com vida. Durante todo o processo, ele permaneceu consciente e conversando com os bombeiros, segundo relatos das equipes.
Como ocorreu o desabamento
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o colapso estrutural fez com que uma casa desabasse sobre outra, formando camadas de concreto, madeira e aço. Apesar da gravidade, a presença de muitas colunas internas criou “bolsões de ar”, permitindo que as vítimas resistissem até a chegada das equipes de salvamento.

Foto: Daniella Dias/TV Globo
O major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, explicou que os militares tiveram de cortar grande quantidade de aço para acessar os espaços onde as vítimas estavam presas. A maioria foi encontrada com ferimentos leves ou classificadas como casos de média gravidade, mas muitas conseguiram sair caminhando após o resgate.
Operação de resgate durou horas e envolveu 50 militares
Cerca de 50 profissionais participaram da ocorrência, incluindo equipes do Grupo de Operações Especiais (GOESP), do Grupamento de Operações com Cães (GBRESC) e apoio de drones com câmera térmica, que ajudaram a localizar sobreviventes sob os escombros.
O trecho foi totalmente interditado para garantir segurança durante a operação. A Defesa Civil e a CET-Rio também atuaram no local.
Atendimento às vítimas
O Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, recebeu quatro feridos. Três tiveram alta ainda pela manhã. Uma das vítimas, idosa, segue em observação após exames.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, equipes da Atenção Primária estão na região oferecendo suporte às famílias e orientações para quem precisará deixar temporariamente os imóveis próximos.
Condições do imóvel e investigação
A Defesa Civil informou que o sobrado era uma construção antiga, com dois pavimentos e subsolo. A avaliação preliminar aponta desabamento parcial de dois pavimentos na parte dos fundos. Após a conclusão do resgate, uma nova vistoria será feita para determinar as causas do acidente e se há risco de novos desabamentos.