Foto: Reprodução/ TV Globo
O estado do Rio de Janeiro realiza neste sábado (11) o Dia D de vacinação contra a gripe, mobilizando centenas de postos em diversos municípios e ampliando o público-alvo. Com a proximidade do inverno, a imunização contra a influenza é considerada uma das principais estratégias para evitar complicações de doenças respiratórias, internações e mortes.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), o município do Rio de Janeiro está em nível de alerta para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), apresentando tendência de crescimento nos casos. O boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (9), referente à Semana Epidemiológica 18 (27 de abril a 3 de maio), aponta que a capital fluminense se mantém no quarto nível de risco de cinco possíveis.
Quem pode se vacinar?
Em muitos municípios, toda a população a partir de 6 meses de idade poderá receber a vacina contra a gripe. Em outros, a imunização está liberada apenas para os grupos prioritários, que incluem crianças, idosos, profissionais da saúde e outros públicos vulneráveis.
Além da vacinação contra a gripe, algumas cidades também vão aplicar doses contra o sarampo, ampliando o acesso às vacinas do calendário básico.
Documentos necessários
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.
Vacinação na capital
No município do Rio de Janeiro, todas as pessoas com 6 meses ou mais podem se vacinar das 8h às 17h. Os locais incluem:
- As 240 salas de vacinação nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde)
- Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo (Rua General Severiano, 91)
- Super Centro Carioca de Vacinação em Campo Grande (ParkShoppingCampoGrande, 2º andar)
- Pontos extras distribuídos pela cidade
Vacinação em outras cidades
São Gonçalo
A segunda cidade mais populosa do estado disponibilizará a vacina em mais de 60 unidades de saúde espalhadas pelos bairros. A lista inclui polos sanitários e USFs (Unidades de Saúde da Família) em Jardim Catarina, Tribobó, Alcântara, entre outros.
Duque de Caxias
Caxias realiza campanha para vacinação simultânea contra gripe e sarampo para os grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças, professores e profissionais da saúde. A lista completa de unidades está no site da prefeitura.
Nova Iguaçu
A vacinação ocorrerá em 62 pontos fixos, das 8h30 às 17h, além do Ônibus da Saúde na Praça Rui Barbosa. A Policlínica no Shopping Nova Iguaçu funcionará até as 20h. Apenas os grupos prioritários serão atendidos.
Campos dos Goytacazes
A imunização será liberada para toda a população a partir de 6 meses em 38 unidades de saúde, entre 8h30 e 14h.
Niterói e Japeri
Ambos os municípios também participam da campanha, com atendimento em todos os postos de saúde. Informações detalhadas podem ser consultadas nos sites oficiais das prefeituras.
Vacinação contra o sarampo
Além da gripe, o sarampo também será combatido neste Dia D. A vacina está disponível para:
- Crianças a partir de 6 meses a adultos de até 59 anos que não tenham recebido o imunizante;
- Adolescentes e adultos de até 29 anos precisam de duas doses;
- Adultos de 30 a 59 anos devem tomar uma dose;
- Profissionais da saúde devem tomar duas doses, independentemente da idade.
Fontes:
g1.globo.com
oglobo.globo.com