Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Rio de Janeiro recebe centro da Quarta Revolução Industrial com apoio do Fórum Econômico Mundial.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou nesta terça-feira (21) um acordo durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, para a criação de um Centro da Quarta Revolução Industrial na cidade. O centro tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de projetos tecnológicos focados em inteligência artificial, inclusão digital, inovações climáticas e sustentabilidade. Essa iniciativa busca posicionar o Rio como um hub para inovação, alinhando-se às tendências globais e promovendo transformações sociais e econômicas.

Segundo Paes, a instalação do centro no Rio é uma oportunidade para a cidade se destacar na relação entre tecnologia e sociedade, e ele aproveitou a ocasião para provocar a mudança da sede do centro, anteriormente situada em São Paulo. O prefeito também mencionou a importância de a cidade ser um centro de projetos relacionados à tecnologia, com um possível novo prédio na Floresta da Tijuca, perto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O centro será um dos 25 do tipo no mundo, e sua instalação no Rio traz um enfoque especial nas parcerias entre o setor público e privado. Paes também abordou, durante o painel “Brasil: mais ações no futuro”, a importância de uma maior presença do Brasil nos fóruns internacionais, considerando o papel essencial que a tecnologia tem para o futuro do país e o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

A assinatura do acordo ocorre em um momento estratégico, com o Brasil se preparando para sediar a COP30 no fim deste ano. Durante o painel, o prefeito do Rio destacou ainda a relevância da cidade de Belém, que receberá a conferência, e a importância de a Amazônia ser o centro das discussões climáticas globais.

Além disso, Paes criticou os retrocessos climáticos, mencionando a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris durante a gestão de Donald Trump, mas também apontou que muitas cidades norte-americanas mantêm seu compromisso com as metas climáticas, independentemente da postura presidencial. Ele destacou a necessidade de mais investimentos no Sul Global, especialmente nas cidades de países emergentes, para combater desigualdade e promover desenvolvimento sustentável.

O evento, que também contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, e do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, reforçou a importância da colaboração entre governos, empresas e sociedade civil na implementação de soluções inovadoras para os desafios globais.

Fontes: https://diariodorio.com/ jornaldebrasilia.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.